Pronunciamentos exaltam o papel do jornalista na sociedade

por Comunicação/ALE publicado 07/04/2015 17h25, última modificação 22/04/2015 17h17

O plenário da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta terça-feira, rendeu homenagens aos profissionais de imprensa alagoanos pela passagem do Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril. O primeiro a abordar o tema foi o deputado Dudu Hollanda (PSD), que parabenizou a todos os jornalistas pela data. “Gostaria de saudar a todos os jornalistas alagoanos, em especial aqueles que cobrem o dia a dia desta Casa”, disse Dudu.

Outro que felicitou os jornalistas pela passagem do seu dia foi o deputado Francisco Tenório (PMN). Ele lembrou que hoje, no Congresso Nacional, deve ser votada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/12, que torna obrigatória a exigência de diploma de curso superior de jornalismo para o exercício da profissão. “Sou um defensor da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Lógico que a PEC não restringe o direito à informação, ao contrário, expande, dando qualificação a essa tão importante profissão”, contou Tenório, informando ter sido um dos signatários da PEC.

O deputado Rodrigo Cunha (PSDB) também usou a tribuna da Casa para homenagear os jornalistas alagoanos. “Acompanho e participo da rotina de vocês, jornalistas, há um bom tempo. Fui “fonte” em diferentes momentos da minha vida pessoal e profissional, pude conhecer a realidade e a importância dos jornalistas para a formação de uma sociedade democrática”, declarou.

Cunha destacou a importância do jornalista para sociedade e se disse um entusiasta da profissão, por acreditar que, através de informações qualificadas, pode haver grandes transformações sociais. “A sociedade precisa de jornalistas qualificados para informar, opinar, hierarquizar os fatos, investigar, revelar o contexto dos acontecimentos e também denunciar”, disse. “Por isso venho aqui declarar meu apoio incondicional a aprovação da PEC do Diploma, para regulamentar a exigência de formação superior para o exercício do jornalismo”, declarou, pedindo melhorias nas estruturas da sala de imprensa da Assembleia Legislativa.

Em aparte, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) assegurou que há um projeto que poderá ser implementado a partir de julho, no sentido de ampliar a sala de imprensa do Poder, que recebe o nome de Jornalista Benildo Martins. “O presidente (Luiz Dantas) já autorizou e creio que em julho, durante o recesso, a Casa deve fazer algo para melhorar as condições de trabalho desses profissionais”, informou Medeiros, destacando a importância dos jornalistas que atuam na Assembleia.