Ricardo Nezinho lembra passagem dos 93 anos de Arapiraca

por Comunicação/ALE publicado 31/10/2017 19h43, última modificação 31/10/2017 19h43

Os 93 anos de emancipação política de Arapiraca, comemorados no último dia 30, foi tema do pronunciamento do deputado Ricardo Nezinho (PMDB) durante a sessão ordinária desta terça-feira, 31. Nezinho, que representa a cidade no Parlamento alagoano, disse que não poderia deixar de render homenagens ao município que vem se destacando como pólo econômico da região Agreste do Estado, tendo como ponto forte o comércio. “Uma cidade que tem se destacado por grandes gestões, que fizeram com que a sintonia entre a iniciativa privada e o setor público tornasse Arapiraca uma locomotiva de desenvolvimento”, declarou Nezinho.

Durante o pronunciamento, o parlamentar fez um breve histórico sobre o surgimento da cidade, que teve como fundador o sertanejo Manoel André. “A cidade de Arapiraca, como todos sabemos, é assim denominada porque o primeiro ponto de abrigo de Manoel André e sua família foi embaixo de uma frondosa árvore chamada Arapiraca”, contou o deputado, lembrando ainda que foi através de outro visionário arapiraquense, Francisco de Paula Magalhães, que enxergou na cultura do fumo a mola propulsora para o desenvolvimento.

“Foi a partir da cultura do fumo que Arapiraca pode dar saltos de desenvolvimento. Desenvolvimento esse que fez com a cidade pudesse, por assim dizer, ter uma reforma agrária natural”, seguiu Nezinho, acrescentando que com o declínio da cultura do fumo, grandes empreendedores e investidores arapiraquenses começaram a investir na cidade. “Saindo de uma monocultura, que é o fumo, para uma diversificação da lavoura, fazendo com que suas potencialidades fossem destaque, levando a descentralização do desenvolvimento da capital para o interior”, observou Ricardo Nezinho, que foi autor da lei que criou a Região Metropolitana de Arapiraca, composta por mais 15 municípios: Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho d'Água Grande, São Sebastião, Taquarana, Traipu, São Brás e Jaramataia.

Em aparte, os deputados Tarcizo Freire (PP), que também é arapiraquense, Dudu Hollanda (PSD) e Inácio Loiola (PSB) se associaram ao pronunciamento de Nezinho. “Arapiraca, geograficamente, é como se fosse o coração de Alagoas. A cidade tem crescido, ao longo dos anos, pela capacidade e trabalho de seu povo”, declarou Freire.

Ao se congratular com os arapiraquenses, o deputado Inácio Loiola disse que a cidade está muito bem representada no Parlamento alagoano, cuja bancada tem trabalhado em defesa dos interesses do município e região. “E eu me orgulho muito de vocês arapiraquenses, que cantam muito bem o pedaço de chão de vocês”, disse Loiola.

“Arapiraca é a quinta cidade no País que mais se desenvolveu nos últimos anos. Cada vez que vamos ao município vemos um novo investimento. Os empresários e investidores descobriram que o futuro está em Arapiraca”, ressaltou o deputado Dudu Hollanda, lembrando que uma de suas lutas é a criação de um aeroporto na cidade. “Ontem, durante os festejos de Arapiraca, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella anunciou que já foi definida a área a ser construído o aeroporto regional”, completou Hollanda