Rodrigo Cunha alerta municípios para o prazo de inscrição do Selo Unicef

por Comunicação/ALE publicado 24/08/2017 18h15, última modificação 24/08/2017 18h16

O deputado Rodrigo Cunha (PSDB) destacou, durante a sessão plenária desta quinta-feira, 24, a importância dos municípios alagoanos se inscreverem para a edição 2017-2020 do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na ocasião, ele lembrou que as inscrições ocorrem até o dia 31 de agosto. Ainda em seu pronunciamento, o deputado pediu que os deputados pudessem contribuir interferindo junto aos gestores para que as cidades alagoanas, que ainda não se inscreveram, pudessem registrar suas inscrições.

“Essa Casa já deu um passo importante no que se refere à atenção à criança, criando uma frente parlamentar da primeira infância, e neste sentido podemos, ainda mais, evoluir as nossas políticas públicas buscando com que os investimentos possam ser efetivos neste sentido e que tenhamos um olhar diferenciado para os menos favorecidos ”, disse o deputado.

Rodrigo Cunha também citou alguns dados da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente que mostram Alagoas como o estado nordestino com maior percentual de crianças e jovens em situação de pobreza, onde 66% vivem com uma renda mensal inferior a 1/4 do salário mínimo. “Estes números, para minha surpresa, cresceram nos últimos anos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Alagoas tem 594 mil famílias vivendo em situação de extrema pobreza, com um aumento de 6% em relação a última pesquisa divulgada pelo IBGE”, afirmou, pontuando que a pobreza está mais concentrada no semiárido do Estado.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PSB) falou da importância dos municípios alagoanos se inscreverem para o Selo Unicef e destacou que, durante suas duas gestões à frente da cidade de Piranhas, teve a oportunidade de ser contemplado como este selo. “É extremamente salutar que todos os municípios venham a aderir a esta avaliação feita pelo Unicef, porque, com isso, estas cidades terão uma radiografia precisa do seu quadro, principalmente, na sua área social, pois não acredito no desenvolvimento econômico sem o desenvolvimento humano. Os dois têm que andar em paralelo”, destacou.

Ciência e Tecnologia
A Comissão de Ciência e Tecnologia da Informação, presidida pelo deputado Rodrigo Cunha, realizará reunião extraordinária nesta sexta-feira, 25, com o objetivo de mapear a situação do Polo Tecnológico do Estado de Alagoas, de modo a definir um planejamento que garanta o seu plena funcionamento. A reunião será realizada às 10 horas, na sala anexa ao plenário da Casa.