Rodrigo Cunha destaca ações do Dia Mundial do Direito da Criança e do Adolescente

por Comunicação/ALE publicado 22/11/2017 18h20, última modificação 22/11/2017 19h43

O Dia Mundial do Direito da Criança e do Adolescente, comemorado no último dia 20, foi tema do pronunciamento do deputado Rodrigo Cunha (PSDB) durante a plenária desta quarta-feira, 22. O parlamentar destacou a ação realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que coloca crianças e adolescentes para assumir o controle de papéis-chave na mídia, na política, nos negócios, no esporte e no entretenimento. Segundo Cunha, apenas oito cidades brasileiras foram escolhidas para fazer um dia de empoderamento desses jovens, dentre elas, a capital alagoana.

“Uma ação como essa é importantíssima, pois coloca as crianças no centro do Poder e mostra, para nós governantes, que devemos olhar para o futuro delas. Não faz sentido fazer políticas públicas que não sejam voltadas para as novas gerações”, observou Cunha, informando que a galeria da Casa contou com a presença de três deputados mirins, o prefeito mirim de Maceió, o secretário de Educação mirim, a secretária de Ação Social mirim, além de dois vereadores mirins, que foram selecionados pelo núcleo do Unicef, em Alagoas.

“O Unicef, ao mobilizar todo o Planeta, o País e escolher Maceió como foco para esse empoderamento, está dando um bom recado para que esses jovens possam ser cada vez mais multiplicadores da possibilidade de se fazer um futuro diferente”, avaliou o depuatdo, ressaltando que a Assembleia Legislativa também está dando um passo importante ao criar, por iniciativa da deputada Jó Pereira (PMDB), a Frente da Primeira Infância, com o objetivo, inclusive, de pensar no Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA), que foi tema de audiência pública realizada na última sexta-feira, 17.

Em aparte, a deputada Jó Pereira destacou a importância do tema e lembrou que, como forma de marcar a passagem do Dia Mundial da Criança, um casal de adolescentes presidiu a audiência pública que discutiu os números do OCA, em Alagoas. “As crianças participaram da audiência pública e foi muito importante. Acho que a Assembleia Legislativa abriu um espaço”, contou a parlamentar, acrescentando que ao final das discussões foi formado o Fórum OCA. “Concluímos que precisamos entender, compreender e monitorar de perto o Orçamento da Criança e do Adolescente”, disse a parlamentar.