Secretária de Prevenção à Violência presta esclarecimentos sobre a Rede Acolher

por Comunicação/ALE publicado 27/06/2017 19h25, última modificação 28/06/2017 14h47

Atendendo a uma solicitação do deputado Bruno Toledo (PSDB), a secretária de Prevenção à Violência (Seprev), Esvalda Bittencourt, compareceu a Assembleia Legislativa para esclarecer questões relativas à Rede Acolher, que é uma rede de instituição que oferece acolhimento gratuito e voluntário a homens, mulheres e crianças, acima de 12 anos de idade, que são usuários de substâncias psicoativas. A rede é organizada e patrocinada em parte pelo Governo do Estado. A secretária também foi questionada sobre uma nota emitida pela Arquidiocese de Maceió, denunciando a utilização da rede de acolhimento de forma político partidária e com fins eleitoreiros.

Bruno Toledo disse que considerou a nota do arcebispo extremamente contundente e preocupante, por isso trouxe essa pauta para a Assembleia Legislativa, já que a rede de acolhimento é custeada com recursos do Fecoep (Fundo de Erradicação da Pobreza). O deputado se mostrou bastante preocupado com a não instalação do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. “Fiquei feliz com a participação dos deputados e da secretária nesta reunião e espero que após essa conversa com a secretária eu tenha contribuído com o debate e com a política pública de acolhimento”, destacou o deputado defendendo a instalação imediata do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, desativado no atual Governo. Esta instalação também foi defendida por vários deputados presentes à reunião.

A secretária Esvalda Bittencourt classificou como positiva a reunião e respondeu os questionamentos apresentados pelo deputado Bruno Toledo. Ela descartou que a secretaria esteja sendo usada politicamente. Ela também explicou como funciona a Rede Acolher que espelha a abordagem humanizada do usuário de drogas, buscando não só ajudá-lo a recuperar-se da dependência química, mas também resgatar valores e princípios. “Essa rede existe desde 2009 e hoje somos referência para outros estados. É motivador ver outros estados, como Tocantins e Sergipe, se espelharem em Alagoas, sem contar que recebemos visitas de representantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco”, disse.

Participaram ainda da reunião os deputados Ronaldo Medeiros (PMDB), Rodrigo Cunha (PSDB), Carimbão Júnior (PHS), Isnaldo Bulhões (PMDB), Francisco Tenório (PMN), Gilvan Barros Filho (PSDB), Ricardo Nezinho (PMDB) e Tarcizo Freire (PP). Estavam presentes também o padre Valfran dos Santos, representando a Igreja Católica, e o advogado Roni Teixeira, representando a OAB/AL.