Senado homenageia destaques da luta pelas pessoas com deficiência

por Comunicação/ALE publicado 21/09/2016 21h48, última modificação 21/09/2016 21h48

O Senado Federal realizou sessão especial nesta quarta-feira, 21, em comemoração ao Dia Nacional de Lutas das Pessoas com Deficiência e para entrega da Comenda Dorina de Gouvêa Nowill. Cinco pessoas foram agraciadas com a comenda em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol das pessoas com deficiência. São eles o fundador da Rede Sarah de hospitais, Aloysio Campos da Paz Júnior (in memoriam); a presidente da Associação das Pioneiras Sociais (APS) da Rede Sarah de hospitais, Lúcia Willadino Braga; o servidor do Senado Federal, Fernando Gomide, presidente da Associação Brasiliense de Amparo ao Fibrocístico (ABRAFC); o ex-senador Flavio Arns e a arquiteta Helena Werneck.

O senador Helio José (PMDB-DF), que presidiu a sessão, ressaltou a importância do Legislativo para a causa das pessoas com deficiência. “O parlamento é um lugar estratégico para que o movimento das pessoas desenvolva seu ativismo cívico e político”, disse o senador, observando que tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal há vários parlamentares e grupos de apoio comprometidos com a causa das pessoas com deficiência. “A atuação parlamentar culminou na aprovação no Congresso Nacional do Estatuto da Pessoa com Deficiência”, afirmou Hélio José.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) utilizou o exemplo das Paralimpíadas de 2016 para demonstrar o quanto a deficiência pode se traduzir em superação, esperança e excelência. Os atletas, com diversos graus de deficiência, levaram o país à melhor posição já alcançada nos jogos Paralímpicos. “Testemunhamos a força da superação, verdadeiros milagres, nos convencemos do real valor das pessoas com deficiência”, disse, ressaltando que apesar de o Brasil ainda estar longe da inclusão completa, o trabalho de pessoas como Dorina Nowill foi e continua sendo crucial para dar autonomia aos cidadãos com deficiência. Ele também destacou a importância das Apaes nesse processo.

Os senadores Cristovam Buarque (PPS-DF) e Alvaro Dias (PV-PR) destacaram a importância de garantir às pessoas com deficiência o acesso aos bens da sociedade: educação, saúde, trabalho, remuneração digna e inclusão no mercado de trabalho.

A Comenda

Criada em 2013, a comenda é concedida pelo Senado a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa das pessoas com deficiência no Brasil. Além de uma homenagem in memoriam à própria Dorina, criadora de uma fundação que leva seu nome e auxilia deficientes visuais, com serviços de reabilitação e edição de livros em braile.

Dorina Nowill

A educadora Dorina de Gouvêa Nowill (1919-2010), nascida em São Paulo, perdeu a visão aos 17 anos. Mesmo cega, estudou em uma escola normal regular e tornou-se professora primária. Criou a Fundação Dorina Nowill, uma entidade voltada para auxílio aos deficientes visuais e reconhecida pela qualidade de seus livros acessíveis e serviços de reabilitação.

Em 1948, trouxe para o país um maquinário completo para impressão em braile, e hoje sua fundação conta com a maior imprensa braile da América Latina. Durante sua carreira acadêmica, especializou-se em educação de cegos na Escola de Pedagogia, em Nova York. Foi presidente do então Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos, hoje União Mundial dos Cegos. Morreu aos 91 anos idade.

Agência Senado