Tarcizo Freire promove reunião entre proprietários de cinquentinhas e Detran

por Comunicação/ALE publicado 18/01/2017 12h25, última modificação 19/01/2017 09h12

O deputado Tarcizo Freire (PP) promeveu, na manhã desta quarta-feira, 18, uma reunião entre os proprietários das conhecidas “cinquentinhas” (ciclomotores de 50cc), o diretor presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia, o comando do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar. O encontro aconteceu no Clube dos Fumicultores, em Arapiraca, e objetivou esclarecer as dúvidas dos motociclistas sobre as novas regras para condução das "cinquentinhas", que agora devem ser licenciadas e registradas, e com seus condutores portando uma ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).

De acordo com Freire, o encontro, que contou com a presença de mais de 600 pessoas, foi extremamente proveitoso. "Saímos todos satisfeitos, pois o que queremos evitar é a perseguição contra os proprietários de cinquentinhas. Aprovamos na Assembleia a isenção do pagamento de IPVA sobre esses veículos, o que já ajuda muito. Conseguimos conscientizar os motociclistas sobre a necessidade do licenciamento e do porte da ACC. A reunião alcançou seus objetivos", destacou o parlamentar.

Antônio Carlos Gouveia destacou a parceria entre o Legislativo e o Executivo no debate sobre a questão. "Sempre deverá existir essa cumplicidade e essa harmonia entre os Poderes quando o objetivo final for o bem da população de Alagoas. A iniciatva do deputado Tarcizo Freire é de extrema importância para que eventuais dúvidas sejam sanadas", declarou o dirigente do Detran. Gouveia também lembrou que boa parte dos condutores de "cinquentinhas" não são alfabetizados, condição necessária para obtenção da ACC, para solucionar o problema, em parceria com a secretaria de Educação, serão formadas turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) específicas para proprietários desses ciclomotores.