Visita de estudantes motiva debate sobre Educação

por Comunicação/ALE publicado 09/08/2017 18h33, última modificação 09/08/2017 18h33

Durante a sessão na Assembleia Legislativa, desta quarta-feira, 9, os deputados usaram os microfones do plenário para elogiar o trabalho desenvolvido pela Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo e a parceria com o Ministério público para a implantação na Casa do Projeto “Fale, Educação!”. Os deputados também falaram da visita dos alunos da Escola Estadual Onélia Campelo e os problemas relatados por eles em relação a infraestrutura daquela unidade escolar.

Na tribuna do plenário, o presidente da comissão, deputado Francisco Tenório (PMN), falou da importância do projeto e da falta de infraestrutura da escola frequentada pelos estudantes. “Vamos acertar um dia para que os membros da comissão de Educação possam visitar a Escola Onélia Campelo e ver de perto o que foi relatado aqui pelos estudantes. Vamos também visitar um escola que já foi reformada pelo Governo e uma outra escola com ensino em tempo integral. A Comissão irá acompanhar a aplicação do Plano Estadual de Educação, aprovado por esta Casa”, afirmou.

O presidente da Casa, deputado Luiz Dantas (PMDB) foi um dos parlamentares que elogiou a comissão de Educação e a implantação do projeto “Fale, Educação!”. “Quero parabenizar todos os deputados da comissão e a promotora Cecília Carnaúba, além de todos os deputados que estão envolvidos nesta parceria. Uma salutar iniciativa para os alunos que irão participar deste projeto, conhecendo Assembleia Legislativa e conhecerem de perto tudo que é feito no dia-a-dia desta Casa, integrando desta forma a escola com o parlamento”, disse.

Em aparte, o deputado Bruno Toledo (PROS) disse que em uma dinâmica realizada com os estudantes foi perguntado como é a infraestrutura da escola e foi passado para eles que nas salas de aula sequer tem ventiladores e que as instalações são muito precárias. Sobre o projeto “Fale, Educação!”, o deputado destacou que é uma oportunidade dos estudantes aprenderem o papel da Assembleia Legislativa no processo democrático. “O que nos diferencia do regime totalitário é a participação do Poder Legislativo, que permite que o povo tenha voz", declarou Toledo.

O deputado Isnaldo Bulhões (PMDB) parabenizou a comissão de Educação e disse que o projeto aproxima a sociedade ao parlamento. “Sempre fomentei ações como esta. Devemos estudar formas de levar estas ações a outras áreas fazendo com que o processo legislativo seja mais conhecido, o prédio histórico da Assembleia Legislativa seja mais visitado atendendo também os turistas que passam aqui no Centro da cidade”, disse o deputado informando que a questão de infraestrutura colocada pelos estudantes é um problema histórico e muito difícil de resolver em um curto espaço de tempo.

Por fim, o deputado Ricardo Nezinho (PMDB) também elogiou o Projeto “Fale, Educação!” que está sendo implantado em 14 escolas da rede pública. “Este programa exercita e fortalece a cidadania fazendo com que esta nova geração possa conhecer a importância do parlamento num regime democrático”, afirmou o deputado lembrando que atualmente várias escolas estão sendo reformadas.