Anadia

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 15h45, última modificação 28/05/2021 13h19

Anadia-Bandeira

O nome original do município era Campos do Arrozal de Inhauns e, em 1801, quando foi elevado à categoria de vila, passou a ser chamada de Vila Nova de São João de Anadia, em homenagem ao Visconde de Anadia, ministro português que autorizou a criação da vila. A freguesia foi instalada em 1802.  

Porém, não se sabe, ao certo, quais foram os principais desbravadores. Há a hipótese do primeiro povoado ter sido precedido por famílias que migraram para a região atraídas pelas planícies e boa produtividade do solo. Essa produtividade, aliás, pode ter  atraído outros desbravadores que seguiram o curso do rio São Miguel, numa rota de exploradores.

Conta a história que durante o século XVII    uma imagem da Virgem da Piedade foi encontrada perto do povoado e, segundo a crença popular, fez com que o padroeiro do arraial, São João, fosse substituído por Nossa Senhora da Piedade. 

Fez parte da comarca de Alagoas (hoje Marechal Deodoro) até 1833, quando passou para a comarca de Penedo. A comarca de Anadia só viria a ser criada cinco anos depois. 

A Festa da Padroeira (02 de fevereiro) é um dos pontos altos do município, que recebe milhares de devotados fiéis na já tradicional procissão. De população festiva, Anadia se orgulha de manter viva a tradição de réveillon, carnaval (com frevo de rua), vaquejada e, principalmente, dos festejos juninos, ostentando o título de terceiro lugar   com sua animada quadrilha  em concurso estadual. 

Os finais de semana  em Anadia são passados a muitos banhos de bica. No balneário Santa Cruz (uma fazenda com fartos banhos e fruteiras por toda a parte), por exemplo, o acesso é permitido a famílias  inteiras da região.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião de São Miguel dos Campos. Limites com Tanque d'Arca, Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, Boca da Mata e Maribondo. 130 metros acima do nível do mar.

Área: 189,473 km²

Clima: Temperado. Máxima de 30° C e mínima de 22° C

População estimada 2020: 17.526 habitantes

Eleitorado: 12.364 eleitores

Prefeito: José Celino Ribeiro de Lima (2021- 2024)

Site: www.anadia.al.gov.br