Belo Monte

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 15h55, última modificação 28/05/2021 13h32

BeloMonte-Bandeira

A exploração do rio São Francisco, a partir de 1950, possibilitou uma série de novas descobertas aos desbravadoresda região. Ao atingir o rio Ipanema, foi encontrado, à sua margem, um caminho aberto para o interior, descobrindo, na verdade, o caminho que levava a Pesqueira, em Pernambuco. Exatamente no ponto de encontro entre os dois surgiu um núcleo populacional, onde missionários, colonizadores e comerciantes dos centros maiores faziam seus negócios - hoje ficou conhecido com Barra de Ipanema.

Foi dessa localidade que partiu um cidadão - cujo o nome não foi registrado - com destino à região atualmente ocupada pelo município de Belo Monte, iniciando sue trabalho com a fundação de uma fazenda de gado. O curral da propiedade ficava onde hoje é a casa número 70, na praça Epaminondas Machado e até hoje podem ser encontradas nas rochas as rúinas da casa grande.

A Lei Provincial nº 960, de 1885, criou a frequesia. Em 1886, foi levada à condiçãode vila, já com o nome de Belo Monte. Daí por diantesofreu muitas modificações em sua estrutura política-administrativa. Foi anexadae incorporadapor outros municípios várias vezes. Em 1947, a sede foi tranferida para a então Vila de Batalha, permanecendo Belo Monte um distrito. Só em 1958 conseguiu sua autonomia.

A praia do rio São Francisco é um ponto atrativo da região, onde hoje está instalado o Miniterminal Turístico. Mas o município chama mesmo atenção dos visitantes por suas festas religiosas - da padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho (2/02), a do Bom Jesusdos Navegantes, Juninas e Natal - pelo carnaval animadoe pelas vaquejadas realizadas regularmente.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Sertão Alagoano. Microrregião de Batalha. Limites com Pão de Açucar, Jacaré dos Homens, Batalha, Traipu e Rio São Francisco. 48 metros acima do nível do mar.

Área: 333,259 km²

Clima: Temperado. Máxima de 38° C e mínima de 22° C

População estimada 2020: 6.710 habitantes 

Eleitorado: 5.772 eleitores

Prefeito: Dalmo Augusto de Almeida Júnior (2021-2024)

Site: www.belomonte.al.gov.br