Japaratinga

por Comunicação/ALE publicado 22/04/2015 17h35, última modificação 24/10/2018 20h01

Japaratinga-Bandeira

Uma colônia de pescadores implantada no local onde hoje está a prefeitura deu origem ao município de Japaratinga. Na época, o que existia era alguns barracos à beira-mar e parte das terras era ocupada com lavouras. A ocupação da região começou por volta de 1800, data em que se inicia também a exploração do côco. Uma estrada que dava acesso apenas a animais ligava a rodovia principal - hoje AL-101 Norte - a Porto de Pedras, passando por Japaratuba, nome primitivo de Japaratinga.

A igreja matriz foi erguida há mais de 300 anos pelos holandeses que residiam em Porto Calvo e continua até hoje conservada em seu estado original. Em 1935, existia um pequeno estaleiro onde eram construídos navios de pequeno porte para o transporte do côco.

Motivos políticos levaram os líderes locais a lutarem pela autonomia administrativa, liderados por José Jorge de Farias Sales, chefe político de Maragogi. Em 1960, através da Lei 2.264, o município foi desmembrado de Maragogi, mas sua instalação oficial só ocorreu em 30 de junho do mesmo ano. Japaratinga é hoje importante pólo turístico e a beleza exótica de suas praias é fascinante.

Em Barreira do Boqueirão - a principal delas - tem traços primitivos e seus principais encantos são as nascentes de água mineral, onde os visitantes desfrutam do tradicional banho de bica. O mar de Japaratinga é calmo, sem ondas e de águas mornas que possibilitam deliciosos passeios de jangada às piscinas naturais. O município tem como principais eventos a festa da padroeira, Nossa Senhora das Candeias (entre janeiro e fevereiro), a festa da Emancipação (23 de junho) e o Festival de Abertura do Verão (novembro).

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião do Litoral Norte Alagoano. Limites com Maragogi, Porto Calvo, Porto de Pedras e Oceano Atlântico. 5 metros acima do nível do mar.

Área: 85,948 km²

Clima: Tropical quente e úmido. Máxima de 32° C e mínima de 25° C

População estimada 2018: 8.317 habitantes

Eleitorado: 6.323 eleitores

Prefeito: Klever Rêgo Loureiro Júnior (2017-2020)