Ouro Branco

por Carlos Villa Verde publicado 26/05/2015 15h25, última modificação 24/10/2018 21h29

OuroBranco-Bandeira

O povoado onde hoje está o município de Ouro Branco começou a surgir por volta de 1830, mas só em 1881, quando Domingos Gomes mandou construir uma capela de pedra, é que moradores das regiões vizinhas começaram a se mudar para lá. 

Domingos Gomes chegou ao município vindo de Minas Gerais, e logo comprou terras da família Paranhos. Líder na época, escolheu o padroeiro Santo Antonio e deu o nome de Olho d'Água do Cajueiro (nome de uma cacimba que ficava embaixo de um grande cajueiro conhecido na região) à vila que se formava. 

Depois de alguns anos, Gomes regressou a Minas e seu filho, Francisco Gomes, deu novadimensão e novo nome ao povoado, que passou a se chamar Olho d'Água do Chicão. Em 1901, foi elevado à categoria de vila e chegou a sofrer ataques dos bandos de Lampião e Antonio Purcino. 

Anos mais tarde, chegou à vila Antonio Giló de Campos que, impressionado com a brancura das imensas plantações de algodão, escolheu o nome Ouro Branco para a futura cidade. A partir dessa época, a cidade não parou de crescer, incentivando Luiz Gonzaga de Carvalho, 
José Limeira Lima, Francisco Sotero Ângelo e José Soares da Silva a iniciarem o movimento pela emancipação. O município, porém, só foi desmembrado de Santana do Ipanema em 1962 através da Lei 2.445. 

Ouro Branco chamou a atenção da comunidade científica, que tem realizado estudos geológicos em dois de seus pontos atrativos: a Pedra da Capelinha e o Lajedo Grande. Entre as festividades destacam-se a festa do padroeiro (01 a 13 de junho), a festa do dia da Independência (7 de setembro) e a da Emancipação Política (21 de junho).

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Sertão Alagoano. Microrregião de Santana do Ipanema. Limites com Canapi, Maravilha e Pernambuco. 350 metros acima do nível do mar;

Área: 182,165 km²

Clima: Quente e seco. Máxima de 33° C e mínima de 23° C

População estimada 2018: 11.456 habitantes

Eleitorado: 8.194 eleitores

Prefeito: Edimar Barbosa dos Santos (2017-2020)

Site: www.ourobranco.al.gov.br