Paripueira

por Comunicação/ALE publicado 27/04/2015 16h05, última modificação 25/10/2018 16h26

Paripueira-Bandeira

Município turístico, à beira-mar, Paripueira quer dizer "praia de águas mansas", na linguagem indígena. Formou-se a partir de uma colônia de pescadores e cresceu por causa da proximidade com Maceió e após ser descoberta como área de veraneio. O povoado sofreu influência holandesa durante a invasão e numa pesquisa nas ruínas de um forte, foram encontradas mais de 6 mil peças.

A expansão turística fez o povoado, que pertencia à Barra de Santo Antonio, crescer e ganhar importância, fazendo com que alguns moradores iniciassem um movimento pela emancipação política. José Vasco, José Dadi, Hamilton Monteiro e Lamenha Filho foram importantes nesse processo. Com isso, o município terminou criado pela Constituição Estadual de 1988. Ações judiciais questionaram a constitucionalidade do processo até 1990, quando houve um plebiscito, mas só em 1991, é que Carlos Alberto Costa foi nomeado administrador público. 

Em maio, uma nova liminar cassou a transformação do município, mas o STF manteve a decisão inicial. Hoje, Paripueira é uma cidade que recebe milhares de turistas ávidos por desfrutar a tranqüilidade de suas praias, destacando-se as de Costa Brava e Sonho Verde, além das piscinas naturais. No município encontra-se a maior família de peixe-boi (espécie em extinção) do Nordeste, no Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi, único na América Latina. 

A cidade convive também com a alegria das festas carnavalescas, promovendo um dos maiores carnavais do Estado, além da tradicional Festa de Santo Amaro, em janeiro, em homenagem ao padroeiro local. As festas da Agulha e da Lagosta também são prestigiadas.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião de Maceió. Limites com Barra de Santo Antonio, Maceió, São Luiz do Quitunde e Oceano Atlântico. 5 metros acima do nível do mar

Área: 92,973 km²

Clima: Temperado. Máxima de 36° C e mínima de 23° C

População estimada 2018: 13.016 habitantes

Eleitorado: 9.432 eleitores

Prefeito: Haroldo Nascimento da Silva (2017-2020)

Site: www.paripueira.al.gov.br