Passo de Camaragibe

por Comunicação/ALE publicado 27/04/2015 16h05, última modificação 25/10/2018 16h56

PassodeCamaragibe-Bandeira

O povoado se formou às margens do rio Camaragibe e em torno de uma igreja, por isso, sua primeira denominação foi Matriz de Camaragibe. Um outro povoado, porém, começou a surgir no ponto em que o rio tinha menor profundidade. O movimento intenso por causa dos comerciantes que vinham da capitania de Pernambuco para utilizar os armazéns de embarque - conhecidos como "passos"- fez com que a sede administrativa fosse transferida de Matriz para Passo de Camaragibe.

Após a invasão holandesa e morte de Calabar, Passo de Camaragibe tornou-se um ponto estratégico, ideal para as comunicações entre o Norte e o Sul. As forças de Dom Luiz Rojas e Borja e as de Arkchoff combateram no território e muitas atrocidades - como a matança de mulheres e crianças, além de saques e incêndios - foram cometidas contra os moradores.

Não há data precisa sobre a instalação da freguesia criada sob a invocação de Bom Jesus e transferida para Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. Através da Lei 197, de 1852, a freguesia foi elevada à vila; à cidade, em 1880, através da Lei 842.

O município possui grande potencial turístico por conta da diversidade de ecossistemas: rios, lagoas e manguezais; uma topografia dinâmica com planos, morros e penhascos, além de um mar exuberante, com arrecifes de corais. Suas principais praias são: Barra de Camaragibe (cercada de coqueirais), a de Marceneiro (tranquila e preferida pelos turistas) e a dos Morros (primitiva e escolhida para ser o pólo turístico do Projeto Costa Dourada). Entre os eventos destacam-se a festa da Emancipação (14 de junho) e a da padroeira (de 29 de novembro a 8 de dezembro).

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião do Litoral Norte Alagoano. Limites com Matriz de Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Barra de Santo Antonio, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. 10 metros acima do nível do mar.

Área: 244,473 km²

Clima: Temperado. Máxima de 30° C e mínima de 22° C

População estimada 2018: 15.232 habitantes

Eleitorado: 11.197 eleitores

Prefeita: Edvania Farias Rocha Ugá Camara (2017-2020)

Site: www.passodecamaragibe.al.gov.br