Alane Menezes será homenageada com a Comenda Lily Lages por contribuição à ciência e à proteção animal

por Comunicação/ALE publicado 04/12/2025 18h36, última modificação 04/12/2025 18h36

A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira, 5, uma sessão solene para a entrega da Comenda Lily Lages à primeira-dama de União dos Palmares, Alane Cabral Menezes de Oliveira, por suas contribuições à ciência e à defesa dos direitos dos animais no Estado de Alagoas. A proposta, de iniciativa da deputada Cibele Moura (MDB), foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares e está prevista para as 10 horas, no plenário da Casa.

Ao justificar a homenagem, Cibele Moura descreve Alane Menezes como uma mulher de atuação multifacetada nas áreas da educação, ciência, gestão pública, proteção animal e valorização da cultura, o que a consagra como uma das mais relevantes lideranças femininas de Alagoas, refletindo com fidelidade os valores da Comenda que leva o nome de uma das pioneiras na valorização do papel feminino na política e no progresso social.

“Seu percurso acadêmico, profissional e social reflete um compromisso genuíno com o cuidado às pessoas, aos animais e à cidade”, observou a deputada no projeto, acrescentando que os projetos e iniciativas de Alane Menezes nascem do amor por União dos Palmares. “E vêm ganhando força e reconhecimento em todo o Estado, influenciando políticas públicas, inspirando lideranças e consolidando Alane Menezes como símbolo de dedicação, sensibilidade e transformação social em Alagoas”, completou a parlamentar.

Biografia
Natural de Maceió, Alane Cabral Menezes de Oliveira, segundo a parlamentar, construiu ao longo dos anos laços sólidos e uma trajetória marcada por afeto, dedicação e relevantes serviços prestados à população de União dos Palmares, município onde se destaca como liderança atuante e comprometida.

Professora associada da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Alane possui um vasto campo de atuação profissional, com ênfase na nutrição clínica materno-infantil, especialmente em gestações de alto risco e desfechos perinatais. É mestre em Ciências da Saúde e doutora em Biotecnologia em Saúde. Compõe o corpo docente efetivo dos programas de pós-graduação em Nutrição (PPGNUT/UFAL) e em Ciências da Saúde (PPGCS/UFAL), orientando alunos de mestrado e doutorado, além de liderar o Grupo de Pesquisa em Saúde e Nutrição Materno-Infantil do CNPq.