Assembleia e Governo se unem pela reabertura da Camila

por Comunicação/ALE publicado 25/04/2015 10h28, última modificação 25/04/2015 10h28

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas, se reuniu na tarde desta sexta-feira, 24, com o governador Renan Filho, outros parlamentares e o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, no intuito de pedir apoio efetivo nas ações para a reabertura da antiga fábrica Camila, unidade de beneficiamento do leite, em Batalha, localizada no Sertão do Estado. Com a reestruturação, aproximadamente 4.500 produtores cooperados CPLA seriam beneficiados.

Para o chefe do Legislativo, a reabertura da Camila resolveria o maior problema da Bacia Leiteira. “Estou aqui não só como deputado, mas como produtor e sei das dificuldades e como esse empreendimento ajudará economicamente a região”, disse. Luiz Dantas destacou a união dos Poderes visando a reativação da cooperativa. “A comunhão de esforços do Legislativo, Governo e bancada federal para que possamos financiar a reestruturação da Camila é de extrema importância. Esse encontro viabilizou o resgate de um patrimônio”, enfatizou.

Já o governador Renan Filho disse que “a cadeia produtiva do leite precisa da finalização, da industrialização do produto. Com a produção do leite em pó, do leite longa vida e do queijo cria-se um mix que permite o faturamento dutante o ano inteiro”, explicou o governador. O governador assegurou que a compra dos produtos da CPLA, para o Programa do Leite, será mantida. Na última quarta-feira, 22, o conselho gestor do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) autorizou a liberação de R$ 6,4 milhões para a iniciativa, que viabiliza a distribuição de leite para 80 mil famílias alagoanas.

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro apresentou uma nova visão sobre a ampliação do mercado. “Esse é um projeto estruturante, de economia solidária. A nossa ideia não é depender dos programas sociais, estes são um start. Precisamos andar com as nossas próprias pernas. Esse é o objetivo da cooperativa”, completou.

Também estavam presentes ao encontro os deputado estadual Carimbão Júnior (PROS), o deputado federal Givaldo Carimbão (PROS), o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, o prefeito de Batalha, Aloísio Rodrigues, e a Gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Vânia Britto.