Carimbão Júnior relata o sofrimento da população sertaneja que necessita de hemodiálise

por Carlos Villa Verde publicado 17/06/2015 19h46, última modificação 17/06/2015 19h46

O deputado Carimbão Júnior (PROS) usou a tribuna da Casa, na sessão desta quarta-feira, 17, para relatar que esteve, no último fim de semana, juntamente com seu pai, o deputado Federal Givaldo Carimbão (PROS), no Sertão e Agreste do Estado para acompanhar o “martírio” dos doentes renais crônicos que necessitam de hemodiálise. “Foi uma experiência pela qual eu nunca havia passado. Não imaginava o tamanho do sofrimento pelo qual passam as pessoas que precisam desse tratamento. É muito doloroso”, declarou Carimbão Júnior, apelando ao Executivo uma maior atenção e investimento na infraestrutura dos hospitais do interior – a exemplo dos localizados em Delmiro Gouveia, Porto Calvo e União dos Palmares.

Carimbão contou que acompanhou um senhor de 78 anos, que acorda às duas horas da manhã, pega uma van em Delmiro Gouveia e viaja até Arapiraca onde é submetido a hemodiálise. “Em Santana do Ipanema não existe tratamento de hemodiálise, só em Arapiraca, o cidadão percorre 300 km, três vezes por semana, para fazer esse tratamento”, disse preocupado o parlamentar.

Em aparte, os deputados Ronaldo Medeiros (PT) e Dudu Hollanda (PSD) se associaram ao pronunciamento do colega de plenário. Hollanda observou que o deputado federal Givaldo Carimbão, bem como a bancada federal, em Brasília, podem contribuir para amenizar o sofrimento dessas pessoas. “O deputado Givaldo carimbão pode ajudar muito o governador Renan Filho, tendo em vista que dos R$ 16 milhões/ano de emendas a ele permitidos, R$ 8 milhões são destinados à Saúde”, observou Hollanda, destacando a importância do debate em torno do assunto.