Deputados participam de solenidade com ministro da Integração Nacional

por Comunicação/ALE publicado 22/06/2015 22h04, última modificação 22/06/2015 22h04

Os deputados Luiz Dantas (PMDB), presidente; Ronaldo Medeiro (PT), vice-presidente; Isnaldo Bulhões (PDT), primeiro-secretário; e Bruno Toledo (PSDB), participaram nesta segunda-feira, 22, no Palácio República dos Palmares, da solenidade de assinatura do termo de compromisso entre os governos Federal e Estadual, que garante investimentos de R$ 20 milhões para o combate emergencial à seca. O termo foi assinado pelo governador Renan Filho e pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e beneficiarão 38 municípios alagoanos que estão em situação de emergência.

De acordo com o governador Renan Filho, os recursos serão destinados especialmente para três questões emergenciais: construção de adutora de engate rápido, construção de poços e para operação carro-pipa. “Quero aproveitar a solenidade para comunicar também que viabilizamos junto com o Governo Federal recursos para concluirmos o terceiro trecho do Canal do Sertão, a garantia de que iremos levar água até o quilômetro 105. Hoje, o canal só tem água até o quilômetro 62. Além disso, garantimos recursos para a conclusão da adutora do Alto Sertão, que vai levar água para Pariconha, Água Branca, Piranhas, Delmiro Gouveia, Mata Grande e Inhapi”, afirmou Renan.

O ministro Gilberto Occhi garantiu que não irão faltar recursos para as obras hídricas do Estado. “Estes R$ 20 milhões, que serão liberados imediatamente, é uma resposta do Governo Federal a uma demanda emergencial na questão do abastecimento de água. Além disso, estamos trazendo obras importantes, que vão ficar prontas até o final deste ano, como o terceiro trecho do Canal do Sertão, a adutora do Sertão – que faz uma interligação importante entre o Canal do Sertão e várias cidades alagoanas – e a conclusão do sistema de abastecimento de água de Minador do Negão, que vai garantir água a mais três cidades do interior alagoano. Estamos trazendo aqui ainda um compromisso com o Governo do Estado de que as obras do quarto trecho do Canal do Sertão irão continuar e a obra da Bacia Leiteira também terá sequência”, confirmou o ministro.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas, disse que os recursos serão importantes para minimizar os efeitos da seca e as dificuldades enfrentadas pelo povo sertanejo. “Os recursos serão bem-vindos. Acredito que, além destes, outros recursos virão para ajudar a consolidar o combate à seca”, disse. O deputado Ronaldo Medeiros afirmou que os recursos chegam num momento importante, já que os municípios passam por uma situação crítica com a falta de água. “Importante esta ajuda aos agricultores, para que tenham o devido socorro e não abandonem o campo”, afirmou.

O deputado Isnaldo Bulhões falou que Alagoas foi o Estado da federação que menos teve corte em seus recursos na questão do abastecimento de água. “É um dinheiro que vem num momento essencial, para minimizar o sofrimento das pessoas que, ainda hoje, infelizmente, sofrem com a seca”, disse. O deputado Bruno Toledo também ficou satisfeito com a chegada dos recursos aos municípios alagoanos atingidos pela seca e disse que o ideal seria aplicar o dinheiro também em situações definitivas.

O prefeito de Canapi, Celso Luiz, destacou que todas as medidas estruturais são importantes, porém o que se precisa de imediato é de carro-pipa. “A vinda do ministro traz esperança para o povo sertanejo, já que estamos passando por uma dificuldade muito grande desde o ano passado”, disse. O prefeito de Olho D´Água do Casado, José Gualberto, destacou que os recursos são bastante importante,s já que chove muito pouco na região. “Choveu muito pouco e não chegou água nem para as barragens e nem para o plantio dos agricultores. Daí a importância da chegada dos recursos”, afirmou. O prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, destacou que o sertão passa pelo momento mais crítico de todos os anos em que foi prefeito. “Vivemos uma situação muito grave. Acredito que em pouco tempo outros municípios vão decretar situação de emergência em Alagoas, já que nos últimos anos a seca tem avançado pelo agreste”, afirmou.

Estiveram presentes à solenidade o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Luiz; o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Otávio Lessa; os deputados federais Givaldo Carimbão, Arthur Lira e Marx Beltrão; o desembargador Marcelo Vieira, representando o presidente do TRT da 19ª região, desembargador Pedro Inácio; o prefeito Jorge Dantas, representando o presidente da AMA, Marcelo Beltrão; além de representantes da Defesa Civil e dezenas de prefeitos alagoanos.