Mesa Diretora e servidores firmam acordo para pagamento de reposição salarial

por Comunicação/ALE publicado 25/08/2016 14h15, última modificação 26/08/2016 09h55

Os servidores do Poder Legislativo estadual e a Mesa Diretora da Assembleia chegaram a um acordo em relação aos 15% de reposição salarial. A iniciativa da proposta de pagamento, aprovada em assembleia da categoria, recebeu o sinal verde da Mesa e será levada à Justiça, pelas entidades, para homologação. Na reunião entre os dirigentes da Mesa Diretora e representantes sindicais ocorrida nesta quinta-feira, 27, foi acordado que o reajuste seria feito da seguinte forma: 4,3% em setembro de 2016; 4,2% de agosto de 2017; 4,2% em agosto de 2018; e 2,3% em agosto de 2019.

Participaram da reunião, pela Mesa Diretora, o presidente, deputado Luiz Dantas (PMDB), o vice-presidente, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB) e o primeiro-secretário, deputado Isnaldo Bulhões (PMDB). Pelos servidores, participaram a presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo, Zilneide Lages, o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa, Eduardo Fernandes, e a presidente da Associação dos Aposentados, Dione Camerino.

O deputado Isnaldo Bulhões destacou o diálogo e o processo de negociação entre a Mesa Diretora e os servidores. “As categorias dos servidores ativos e inativos da Assembleia legislativa trouxeram uma proposta e nós a aprimoramos. Aconteceu o entendimento e eles devem apresentar na Justiça esse acordo e a Mesa Diretora aguarda a comunicação para que, dentro deste entendimento, fazer a concordância”, explicou.

O primeiro-secretário disse ainda que o acordo, firmado nesta quinta-feira, dará garantia do cumprimento do planejamento tanto da Assembeia Legislativa como dos servidores. “O diálogo com os representantes da categoria tem sido constante e a relação com os servidores vem sendo a melhor possível. É verdade que são várias demandas, mas a Mesa Diretora junto com a categoria tem sentado à mesa de negociação constantemente e em nenhum momento será diferente”, concluiu o deputado.

De acordo com Zilneide Lages, o sindicato tinha uma ação ganha na Justiça, no valor de 15%, porém, a Mesa Diretora ponderou que o valor não poderia ser implantado de uma vez, sendo apresentada uma proposta que foi levada aos servidores. “Assim nós fizemos. Ouvimos proposta e a categoria, em assembleia, decidiu por sua aprovação. É bom esclarecer que antes de fecharmos este acordo, nós recebemos um documento assinado por cerca de 200 funcionários reivindicando que o sindicato voltasse a negociar estes 15% com a Mesa Diretora”, disse Zilneide confirmando que o sindicato irá informar o acordo à Justiça.