Reitor Eurico Lobo recebe o título de cidadão alagoano

por Comunicação/ALE publicado 30/11/2015 19h49, última modificação 30/11/2015 19h49

Por iniciativa do deputado Ricardo Nezinho (PMDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 30, uma sessão solene para concessão do Título de Cidadão Honorário de Alagoas ao reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor Eurico Barros Lobo Filho, pelos relevantes serviços prestados ao Estado, na área da Educação. A honraria recebeu a aprovação unânime dos parlamentares que compõem a Casa de Tavares.

De acordo com Nezinho, é uma grande satisfação para o Parlamento conceder o título de cidadão ao professor Eurico Lobo, que é natural de Recife/PE e está em solo alagoano há 37 anos. Segundo o propositor da sessão, desde que chegou ao Estado como docente e, após percorrer todos os departamentos da instituição, foi eleito reitor da Ufal. “Ele trabalhou de forma intensa no processo de interiorização da Ufal, não só para a cidade de Arapiraca como para todo o Sertão do Estado”, observou o deputado. “É uma pessoa que, de forma ativa, possibilitou o acesso de muitas pessoas à faculdade”, justificou Nezinho.

Muito emocionado, Eurico Lobo agradeceu a homenagem e disse se sentir muito honrado ao receber o Título de Cidadão de Alagoas. “Foi aqui que todas as minhas conquistas se realizaram. Portanto, é uma honra me tornar, junto com todos aqueles que nasceram aqui, um alagoano. Isso para mim é motivo de satisfação, porque tenho um carinho enorme por essa terra”, declarou o homenageado, acrescentando que o título é uma referência ao seu papel na educação do Estado. “Sempre fui um entusiasta da educação, por entendê-la como principal elemento para a mobilidade social”, completou Eurico Lobo.

Curriculum
O professor Eurico Lobo é graduado em Química pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutor pela Universidade Du Maine (França). Ocupou cargos de chefe do Departamento de Química, diretor do Centro de Ciências Exatas e Naturais, coordenador de Pós-Graduação da Ufal e diretor científico da Unidade Gestora de Ciência e Tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal. Foi vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas por dois mandatos, nos últimos oito anos, dividindo a gestão com a reitora Ana Dayse Rezende Dórea. Atualmente é professor associado e reitor eleito pela comunidade acadêmica, em votação realizada no dia 8 de junho de 2011, e empossado para o mandato no dia 1º de dezembro de 2011, para o quadriênio 2011-2015.

A solenidade contou com a participação de familiares, amigos, docentes e pró-reitores da Universidade Federal de Alagoas.