Rodrigo Cunha destaca criação de força-tarefa para julgar ações contra agentes públicos

por Comunicação/ALE publicado 05/03/2015 17h30, última modificação 22/04/2015 15h04

O deputado Rodrigo Cunha (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 5, para parabenizar a postura tomada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) que designou uma força-tarefa, composta por cinco juízes, para atuarem como auxiliares nas unidades judiciárias de Maceió e Rio Largo para identificar e julgar ações de improbidade e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública. 

Rodrigo disse que a ideia de dar celeridade é positiva, já que o não julgamento gera um incentivo à conduta ilícita dos gestores que estão à frente de um órgão público. “É importante que a população possa saber quem são os culpados. Uma penalização imediata de certa forma é educativa; se isso não acontecer, este efeito educativo se perde ao longo dos anos”, disse.
 
O deputado afirmou que é necessário criar mecanismos que deem aos juízes condições de julgar o mais rápido possível os processos. “É uma atitude importante que vai, aos poucos, mudar a sensação de impunidade e a cultura de alguns gestores públicos”, ressaltou.
 
Fazem parte da força-tarefa os juízes Luciano Andrade de Souza, Sérgio Roberto da Silva Carvalho, Geneir Marques de Carvalho Filho, Joyce Araújo dos Santos e Diego Araújo Dantas. As designações foram feitas pelo presidente do TJ/AL, desembargador Washington Luiz.