Projeto cria Comenda do Mérito Esportivo Mário Jorge Lobo Zagallo

por Comunicação/ALE publicado 15/08/2019 18h00, última modificação 15/08/2019 18h00
Projeto cria Comenda do Mérito Esportivo Mário Jorge Lobo Zagallo

Foto: Marcos Arcoverde/Estadão

Foi lida na sessão desta quinta-feira, 15, um projeto de resolução, de autoria do deputado Davi Maia (DEM), que cria, no âmbito do Poder Legislativo, a Comenda do Mérito Esportivo Mário Jorge Lobo Zagallo. A honraria será destinada a homenagear personalidades que se destacaram profissionalmente no meio esportivo e que prestaram relevantes serviços no âmbito do esporte. A matéria será agora enviada às comissões técnicas da Casa para emissão de pareceres e, em seguida, será votada em plenário.

De acordo com Davi Maia, o patrono da comenda brilhou de forma singular no mundo esportivo. “Zagallo é um dois maiores futebolista da história do Brasil. Nasceu em Maceió e trilhou durante sua vida uma das maiores carreiras de jogador e de técnico do país, alcançando o posto de um dos maiores vencedores da história do futebol mundial”, afirma.

Como jogador, Zagallo conquistou cinco títulos cariocas por Flamengo e Botafogo. Pela Seleção Brasileira foram dois títulos mundiais (1958 e 1962). Como técnico, foi campeão carioca por cinco vezes pelo Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, campeão brasileiro pelo Botafogo e campeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1970.

“O homenageado ostenta uma carreira profissional de destaque no meio esportivo, tendo prestado relevantes serviços no âmbito do esporte, engrandecendo e difundindo o nome do Brasil e de Alagoas  pelo mundo. A homenagem serve para imortalizar suas conquistas e sua trajetória, servindo como exemplo para a atual e futuras gerações de desportistas”, destaca Davi Maia.