Adriano Costa Avelino é condecorado pelos relevantes serviços prestados na área jurídica

por Comunicação/ALE publicado 20/10/2023 18h03, última modificação 20/10/2023 18h03

A Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 20, uma sessão solene para outorgar a comenda Omar Coêlho de Mello ao advogado e professor Adriano Costa Avelino, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas. A proposição foi aprovada por unanimidade e é de autoria do líder do Governo na Casa, deputado Silvio Camelo (PV). A solenidade contou com as presenças de advogados e familiares do homenageado e foi presidida pelo autor da homenagem.

Silvio Camelo destacou que o homenageado é um renomado advogado na área trabalhista e professor de grandes faculdades em Alagoas, com relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do Estado. “Adriano Avelino, sem dúvidas nenhuma, é merecedor desta honraria, não só pelas funções que exerceu e honrarias que já recebeu, mas também pela sua luta em defesa de nossa advocacia. Grande advogado, principalmente na área trabalhista, inclusive um dos postulantes ao cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho”, destacou.

Bastante emocionado, a homenageado agradeceu aos deputados, em especial a Silvio Camelo, pela honraria e disse estar vivendo um momento especial em sua vida. “Uma felicidade muito grande e inesquecível, já que essa comenda leva o nome de uma pessoa bastante importante no mundo jurídico de nosso Estado e do País, que foi presidente da OAB/AL. Omar Coêlho abriu as portas da Ordem para que eu pudesse trilhar no caminho da advocacia”, rememorou.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas, Leonardo de Moraes, ressaltou que para a OAB/AL é um motivo de satisfação em saber que um membro da advocacia alagoana está sendo homenageada pelo Poder Legislativo. “Sempre que um advogado recebe uma honraria como esta, é motivo de alegria. Adriano Avelino foi professor universitário e é um advogado militante, conhecido no cenário alagoano”, destacou.

Adriano Costa Avelino foi professor de direito processual do trabalho no Cesmac de Arapiraca, professor de direito do trabalho da Fama, em Maceió, atuou como presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL. Ele também foi presidente da Comissão Eleitoral e ouvidor geral da OAB/AL. Atuou como diretor de Assuntos Jurídicos da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas e participou de diversas palestras e congressos nacionais. Também foi condecorado com o diploma da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, dentre outras coisas na área trabalhista em nosso Estado. Ele ainda está representando Alagoas numa lista sêxtupla para preenchimento de vaga de ministro no Tribunal Superior do Trabalho.

A comenda Omar Coêlho de Mello tem como objetivo reconhecer e defender os profissionais do Direito que se destacam por seus méritos e serviços prestados à comunidade jurídica do Estado, bem como por sua atuação em prol da Justiça, da advocacia e da sociedade alagoana. De acordo com a lei nº 705/2023, que institui a honraria, serão agraciados anualmente até três advogados, mediante aprovação do plenário e por indicação de parlamentares, por meio de um projeto de resolução.

Participaram ainda da sessão o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, juiz do Trabalho Alonso Filho; o representante da Ordem dos Advogados de Alagoas, advogado Fernando Dória; a representante do Conselho Federal da OAB/AL, advogada Cláudia Medeiros; o representante da Justiça Eleitoral, desembargador Rodrigo Malta; a representante da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, advogada Yara Vitorino; o secretário municipal da Juventude e Lazer, Caio Bebeto, representando o prefeito de Maceió, JHC; além dos familiares do homenageado e advogados.