Agora é lei. Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho torna-se Patrimônio Cultural do Estado

por Comunicação/ALE publicado 19/12/2023 17h33, última modificação 19/12/2023 17h33

Agora é lei.  A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, realizada anualmente entre as cidades de Arapiraca, em Alagoas, e Bom Conselho, em Pernambuco, tornou-se Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado. A lei nº 9.101/2023 é de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB) e foi sancionada pelo Executivo no último dia 15 de dezembro.

A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é realizada anualmente entre as cidades de Bom Conselho/PE e Arapiraca/AL, desde 2003. Segundo o deputado Ricardo Nezinho, o evento "faz parte da tradição religiosa e cultural do Estado, com o povo de Arapiraca refazendo o trajeto do fundador da cidade, Manoel André, no ano de 1864, trazendo a imagem de Nossa Senhora de Bom Conselho até a capital do Agreste alagoano".

"Os participantes da Cavalgada saem de Bom Conselho, em Pernambuco, no dia 31 de janeiro, e chegam em Arapiraca no dia 2 de fevereiro, quando entregam a imagem da santa para a igreja, marcando assim o início da procissão", explicou o parlamentar, lembrando que durante o percurso de cerca de 100 quilômetros, a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho passa de mão em mão.