Alberto Rostand Lanverly é homenageado com a comenda Divaldo Suruagy

por Comunicação/ALE publicado 21/08/2023 16h52, última modificação 21/08/2023 16h52

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta segunda-feira, 21, uma sessão solene para a entrega da comenda Divaldo Suruagy ao engenheiro civil e escritor Alberto Rostand Lanverly, em reconhecimento às inúmeras contribuições para o desenvolvimento do Estado. A iniciativa da homenagem foi do deputado Inácio Loiola (PDT) com a aprovação da resolução nº 700/2023, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Poder Legislativo do dia 31 de maio deste ano.

"A Casa de Tavares Bastos tem alegria e satisfação em homenagear esse potiguar com a comenda Divaldo Suruagy. Alberto Rostand Fernandes Lanverly de Melo tem relevantes serviços prestados à sociedade alagoana, como engenheiro, professor, escritor e membro da Academia Alagoana de Letras. Ou seja, é um homem que contribui muito com a cultura, a história e as artes do Estado de Alagoas", disse Loiola durante a outorga do título.

"Ele é um homem que realmente, apesar de ter nascido no Rio Grande do Norte, possui uma ligação muito forte com Alagoas. Além do orgulho pela terra em que mora, ele com certeza tem contribuído de maneira significativa tanto no campo da engenharia quanto na área cultural", prosseguiu o parlamentar, afirmando que nada seria mais justo do que a Casa de Tavares Bastos reconhecê-lo hoje com essa comenda.

Após receber a comenda, o engenheiro disse estar extremamente feliz. "A energia que vocês trazem é fantástica! Agradeço a presença de Luzia Suruagy (viúva de Divaldo Suruagy) e também de Fernando Cardoso Gama, meu professor e reitor que não abriu mão, ao longo de suas nove décadas de vida, de estar aqui conosco", declarou em seu discurso. "Sinto-me honrado com esta comenda, que leva justamente o nome de um grande homem, um dos maiores líderes que Alagoas já teve, e estou me sentindo realizado e muito feliz mesmo", expressou. "Hoje, ao lado de meus colegas, meus amigos e familiares, sinto toda a energia deste momento", completou Rostand, que também agradeceu a Inácio Loiola pela iniciativa.

"Ao meu amigo pessoal, Inácio, deixo meus aplausos; e também meu abraço a todos os que compõem esta Casa Legislativa, por terem criado esta importante ferramenta", acrescentou ele. "Guardarei com todo carinho esta comenda, ad eternum a mais importante, não apenas por levar o nome de uma figura tão expressiva, mas também porque minha mãe adoraria estar aqui para contemplar este momento", finalizou Rostand.

Alberto Rostand é Engenheiro Civil formado pela Ufal, mestre em Transportes pela COPPE/UFRJ e pela Universidade de Ottawa/Canadá, mestre em Planejamento Urbano Regional pela Universidade de Berlim e professor Emérito da UFal, lecionando disciplinas oferecidas nos cursos de Engenharia e Arquitetura.

Colegas
Membro da Academia de Letras e Artes dos Magistrados de Alagoas, a advogada e escritora Marly Ribeiro de Souza Aprigio afirmou que tão importante quanto a homenagem é saber que o homenageado é merecedor dela. "Rostand possui um trabalho fantástico, sempre com dedicação à defesa da cultura de Alagoas. Ser reconhecido pela Casa de Tavares Bastos apenas mostra o quanto ele é uma pessoa digna", disse ela, reforçando a imensa satisfação em se associar ao engenheiro. "Nossa Academia de Letras promove palestras e eventos, e todos são organizados por ele. O trabalho dele faz jus ao reconhecimento, e vim prestigiar este evento com muita alegria. Neste momento eu quero agradecer, em nome da Academia Brasileira de Letras, pelo reconhecimento aos escritores", completou Marly Ribeiro.

A engenheira Rosa Tenório ressaltou que o professor é uma grande referência para os profissionais de engenharia. "Ele foi meu professor na Universidade Federal de Alagoas, o paraninfo de nossa turma, e hoje é presidente da Academia Alagoana de Letras, além de membro titular da Associação Alagoana de Engenheiros e Escritores. Rostand é uma referência para todos nós na sociedade alagoana", afirmou Tenório, concluindo que ele possui muito carinho por todos os engenheiros deste Estado, e o sentimento é mútuo.

O jornalista Ênio Lins considerou justa a homenagem, destacando que Rostand "tem sido um articulador perfeito para a Academia, construindo uma estrutura sólida em aço e concreto, que perdurará além de nós, deixando um imenso legado para toda a sociedade".

Currículo
Alberto Rostand é membro efetivo da Academia Alagoana de Letras – Cadeira Nº 03; membro efetivo da Academia dos Engenheiros Escritores de Alagoas – Cadeira 17; membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – Cadeira Nº 44; sócio honorário no Grau Mecenas da Academia de Letras da Cidade do Port, em Portugal, Confraria Queirosiana; sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura, desde abril de 2017 até o presente; e membro efetivo do Conselho da Editora Graciliano Ramos; desde março de 2019 até o presente.

Completaram a mesa de honra os deputados Lelo Maia (UB) e Silvio Camelo (PV), Divaldo Suruagy Neto e o Dr. Jorge Soares, presidente da Academia Maceioense de Letras, além do deputado potiguar Nelson Freire.