Alexandre Ayres destaca início das obras do Centro de Tratamento de Crianças Autistas em Marechal Deodoro

por Comunicação/ALE publicado 02/08/2023 18h38, última modificação 02/08/2023 18h38

O deputado Alexandre Ayres (MDB) parabenizou o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, o Cacau, pela assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista do município. O Centro tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento humano por meio de ações de mobilização social, prevenção, assistência, reabilitação, ensino e pesquisa com atenção à saúde, voltadas a pessoas diagnosticadas com TEA. “Gostaria de registrar a minha alegria de hoje ter participado desse ato, em Marechal Deodoro, onde o prefeito Cacau deu início às obras do Centro municipal de Tratamento de Crianças Autistas”, comemorou o parlamentar durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 2.

De acordo com Ayres, a Prefeitura de Marechal Deodoro investirá cerca de R$ 3,5 milhões em recursos próprios do município. “Isso representa um salto de inclusão na cidade, com o atendimento diário de 200 a 250 crianças e adolescentes”, informou o deputado, acrescentando que, na condição de parlamentar, se comprometeu em dispor de uma parte de suas emendas para contribuir na manutenção e no custeio da unidade.

“Faço aqui esse registro para pedir mais uma vez aos meus colegas deputados que não percamos de vista essa discussão sobre o tratamento das crianças e jovens autistas em Alagoas”, observou Ayres, destacando a relevância da pauta e lembrando que discussões nesse sentido já foram iniciadas na Comissão de Saúde da Casa. “Precisamos retomar essas discussões para cobrarmos dos demais municípios alagoanos uma priorização, porque sabemos que o autismo não é uma doença, ele não tem cura, mas se tivermos investimentos e cuidados, principalmente com as crianças, poderemos trazer uma melhor qualidade de vida para essas pessoas e seus familiares”, completou.

Em aparte, a deputada Rose Davino (PP) se associou ao pronunciamento do colega de plenário e destacou que Maceió também está construindo também a Casa do Autista. “Estou muito feliz por isso. É um crescimento. Gostaria que nos uníssemos aqui para também solicitar do Estado uma ação. Avalio que não deve haver diferença entre Município e Estado”, disse a deputada, colocando-se à disposição para, junto com os demais parlamentares, encontrar uma forma de viabilizar, por meio de projeto, esse tipo de atendimento no âmbito estadual.