Professora Ana Dayse Dória recebe a comenda Padre Teófanes de Barros

por Comunicação/ALE publicado 05/09/2022 12h27, última modificação 05/09/2022 12h27

A Assembleia Legislativa realizou a outorga da comenda do Mérito Educacional Padre Teófanes de Barros, na manhã desta segunda-feira, 5, à educadora Ana Dayse Rezende Dória. Com aprovação unânime da Casa, a iniciativa foi da deputada Fátima Canuto (MDB), que descreveu a contemplada como um ícone de Alagoas. "Já foi secretária Municipal de Educação, por duas vezes reitora da Ufal, pesquisadora e médica, sempre comprometida com a Medicina e o ensino do Estado", afirmou a deputada.

“Ana Dayse é um exemplo de mulher, médica, professora e gestora. Como reitora da Ufal, conquistou diversos avanços e incentivou a pesquisa e os projetos acadêmicos. É uma exímia gestora da educação, com contribuição ilustre para a Medicina no nosso Estado. Enquanto secretária, alcançou bons resultados como o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superando metas preconizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Essa comenda é um reconhecimento, uma homenagem a quem tanto fez e faz pelo ensino em Alagoas”, disse a deputada estadual.

A professora Ana Dayse descreveu a ocasião como uma "honraria recheada de muita emoção". "Ser homenageada com a comenda que leva o nome do maior educador do Estado me deixa feliz. Ele foi o idealizador do Cesmac, criou ginásios, também no interior, e foi num desses, em Pão de Açúcar, onde comecei minha formação", completou a educadora.

Nascida em Pão de Açúcar, Ana Dayse é graduada em Medicina pela Ufal, com especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Saúde Pública também pela USP. Ao longo de sua carreira, a educadora foi reitora da Ufal por dois mandatos, vice-reitora, diretora do Centro de Ciências de Saúde da Ufal, chefe do Departamento de Medicina Social do Centro de Ciências da Saúde da Ufal, Conselheira Nacional de Educação e secretária Municipal de Educação de Maceió.