Antonio Albuquerque lamenta prisão de Roberto Jefferson e critica posicionamento do STF

por Comunicação/ALE publicado 17/08/2021 13h14, última modificação 17/08/2021 13h14

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 17, o deputado Antonio Albuquerque (PTB) lamentou a prisão do presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, na semana passada, no Rio de Janeiro. Jefferson teve a prisão preventiva decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a pedido da Polícia Federal, dentro do chamado “Inquérito da Milícia Digital”, que apura atos antidemocráticos. Ao se reportar sobre o ocorrido, Albuquerque disse estar se sentindo muito incomodado com a prisão do presidente de seu partido, apesar de discordar da forma com a qual Roberto Jefferson externa suas opiniões em determinadas oportunidades, o que tem lhes causado certas dificuldades na convivência partidária. “A prisão do presidente do meu partido é motivada pela forma de expressar suas opiniões e, quero deixar claro, também não concordo com a forma, mas não posso calar diante do desrespeito a uma das garantias inalienáveis do cidadão, que é a liberdade de expressão”, declarou Albuquerque.

Dizendo-se bastante preocupado com os últimos acontecimentos no Brasil, o deputado lembrou, sem citar nomes, de outras prisões. “Agora um presidente de partido; e isso muito me preocupa, porque nós não podemos aceitar que passemos a conviver com decisões teratológicas que não obedecem ordenamento jurídico no nosso País”, disse, ressaltando que é contrário aos exageros. “Se nós passarmos a conviver com a ditadura, e a pior de todas elas que é a da toga, a população estará caminhando na direção da página mais triste da nossa história”, avalia Albuquerque, dizendo que enquanto cidadãos, todos devem se posicionar contra isso. “O Supremo Tribunal Federal é o guardião de nossa Constituição. Não pode ser de lá a edição de uma medida que venha de forma muito grave descumprir aquilo que é determinado pela Constituição Federal”, argumentou, solidarizando-se ao ex-deputado federal Roberto Jefferson.

Em aparte, o deputado Davi Maia (DEM) se associou ao pronunciamento do colega de plenário. “Eu não quero aqui defender o ex-deputado Roberto Jefferson ou qualquer outro que tenha sido preso. Quero defender a liberdade de expressão e de opinião que estão sendo tolhidas no Brasil. Agora virou crime no Brasil você criticar a Justiça”, afirmou o parlamentar.

O deputado Francisco Tenório (PMN) também se posicionou sobre o tema e manifestou sua preocupação com o que pode ocorrer nas próximas eleições, diante do quadro de posicionamentos extremistas tanto de direita quanto de esquerda. “Temos forças antagônicas com suas torcidas radicais. É um processo que teremos de enfrentar, onde a direita agressiva critica a esquerda, que também agressiva critica a direita. Precisamos ter cuidado para que o radicalismo nas eleições não descambe para a violência ”, disse Tenório