Aprovado projeto que eleva o Santuário de Frei Damião à condição de patrimônio histórico e cultural do Estado

por Comunicação/ALE publicado 15/12/2022 17h40, última modificação 15/12/2022 17h40

O projeto de lei ordinária nº 1051/2022, que eleva o Santuário de Frei Damião, situado no distrito de Canafístula, em Palmeira dos Índios, à condição de patrimônio histórico e cultural imaterial do Estado de Alagoas foi aprovado por unanimidade, em segundo turno, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 15. A matéria é de autoria do deputado Léo Loureiro (MDB) que, ao justificar a proposta, destaca que o distrito de Canafístula é conhecido nacionalmente pela prática do catolicismo rural e pelo turismo religioso, que terá sua ascensão com a inauguração, no último dia 14 de novembro, da estátua de Frei Damião, medindo 20 metros de altura.

“Isso levará a uma ampla visitação dos peregrinos, romeiros e turistas que, movidos pela fé, irão aos pés do santo popular do Nordeste pedir a sua benção e proteção”, destacou Loureiro, na proposta, lembrando que a homenagem a Frei Damião, nascido em Bozzano, na Itália, no dia 5 de novembro de 1898, e falecido no dia 31 de maio de 1997, em Recife-PE, é decorrente de sua ligação com o distrito de Canafístula, pois era lá que celebrava missas e pernoitava quando estava na cidade de Palmeira dos Índios. “Espera-se transformar o distrito de Canafístula em um polo econômico religioso do Nordeste e do Brasil, inserindo a cidade de Palmeira dos Índios como uma das capitais do turismo religioso no País, dada a projeção no santo e ícone nordestino, Frei Damián, que mesmo após a sua morte é venerado pelo povo, em razão de seus milagres e pelas homilias muito à frente do seu tempo”, completa Léo Loureiro.

Além deste, outros 22 processos foram analisados durante a plenária de hoje. Acompanhe-os na relação abaixo:

Matérias votadas em 2º turno

Projeto de lei ordinária nº 1034/2022, de autoria do deputado Francisco Tenório (PP), que considera de utilidade pública a Associação Social Maria Bento da Silva.

Projeto de lei ordinária nº 981/2022, de autoria da deputado Ricardo Nezinho (MDB), que considera de utilidade pública estadual a Associação Acolhedora para Dependentes Químicos Divino Pai Eterno.

Projeto de lei ordinária nº 1048/2022, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que considera de utilidade pública a Federação de Basketball de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 982/2022, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que considera de utilidade pública a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL).

Matérias discutidas em 2º turno

Projeto de resolução nº 106/2022, de autoria do deputado Lobão (MDB), que concede a a Comenda Tavares Bastos ao cantor Djavan.

Projeto de resolução nº 108/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que concede a a Comenda Tavares Bastos ao médico Antônio de Pádua Medeiros de Carvalho.

Projeto de lei ordinária nº 618/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação de escola estadual para acolhimento de estudantes da etapa fundamental I.

Projeto de lei ordinária nº 992/2022, de autoria do deputado Gilvan Barros Filho (MDB), que concede o título de Cidadão Honorário ao empresário Ilson Mateus Rodrigues.

Projeto de lei ordinária nº 1026/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede o título de Cidadã Honorária à sra. Marília Oliveira Fonseca Goulart.

Projeto de lei ordinária nº 1050/2022, de autoria do deputado Davi Maia (União Brasil), que considera de utilidade pública a Cooperativa de Trabalho dos Catadores da Vila Emater - CoopVila.

Matérias discutidas em 1º turno

Projeto de resolução nº 110/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede a Comenda Lêdo Ivo a Irineia Rosa Nunes.

Projeto de lei ordinária nº 948/2022, de autoria do deputado Tarcizo Freire (PP), que considera de utilidade pública a Associação de Produtores de Leite e Agricultores Familiares do Sítio Amargosa.

Projeto de lei ordinária nº 954/2021, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que considera de utilidade pública o Instituto Celyrio Adamastor Barreto Accioly.

Projeto de lei ordinária nº 962/2022, de autoria do deputado Sílvio Camelo (PV), que considera de utilidade pública a Associação Geraldo Ribeiro.

Projeto de lei ordinária nº 989/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de utilidade pública a Associação Shaolin de Kun-Fu Wushu-Askw.

Projeto de lei ordinária nº 990/2022, de autoria do deputado Davi Maia (União Brasil), que considera de utilidade pública a Associação Mundo das Artes.

Projeto de lei ordinária nº 1012/2021, de autoria do deputado Davi Maia (União Brasil), que considera de utilidade pública a Associação Alagoana da Cultura Nerd.

Projeto de lei ordinária nº 1022/2021, de autoria do deputado Davi Maia (União Brasil), que considera de utilidade pública a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió Ltda. (Cooplum).

Projeto de lei ordinária nº 1025/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede o Título de Cidadão Honorário ao sr. Josealdo Tonholo.

Projeto de lei ordinária nº 1033/2022, de autoria do deputado Sílvio Camelo (PV), que concede o Título de Cidadão Honorário ao sacerdote Walfran Fonseca dos Santos.

Projeto de lei ordinária nº 1062/2022, de autoria do deputado Gilvan Barros Filho (MDB), que considera de utilidade pública a Associação Beneficente Dr. Joaquim Peixoto - Lar São José.