Aprovado, sem emendas, projeto de rateio das sobras de recursos do Fundeb

por Comunicação/ALE publicado 05/03/2020 11h25, última modificação 05/03/2020 11h33

Após uma longa discussão sobre a matéria, o plenário da Casa aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira, 5, o projeto de lei ordinária 272/2020, de autoria do Chefe do Poder Executivo, quer dispõe sobre o rateio das sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com os servidores em efetivo exercício no Magistério da Educação Básica. A matéria foi aprovada em segundo turno e em sessão extraordinária.

Depois de um debate intenso no plenário da Assembleia Legislativa, os deputados decidiram rejeitar as três emendas modificativas e a emenda aditiva que tinham sido aprovadas nas comissões técnicas da Casa. Com isso, o projeto foi aprovado da mesma forma que foi enviado pelo Governo do Estado. Participaram do debate os deputados Sílvio Camelo (PV), Francisco Tenório (PMN), Jó Pereira (MDB), Marcelo Beltrão (MDB), Cabo Bebeto (PSL), Davi Maia (DEM), Inácio Loiola (PDT), Galba Novaes (MDB) e Antonio Albuquerque (PTB).

O rateio será calculado, dividindo-se o valor original das sobras, pela quantidade de servidores habilitados a recebê-lo. Já a distribuição dos recursos por meio de rateio obedecerá aos seguintes critérios: o valor a ser pago aos profissionais estatutários do magistério terá como base o subsídio da folha do 13º salário, para os que se encontram em efetivo exercício; o valor a ser pago aos profissionais do magistério com vinculação temporária (professores monitores) será feita com base na folha do 13º salário, exercício 2019.

As emendas rejeitadas foram as seguintes: A primeira vedava qualquer desconto previdenciário sobre o rateio. A segunda autorizava o governador a ratear automaticamente as sobras dos recursos do Fundeb sem precisar enviar o projeto para a Assembleia Legislativa. A terceira afirmava que os profissionais do magistério em processo de aposentadoria somente perceberão o rateio na proporcionalidade dos meses laborados, considerando até o ato definitivo da concessão de sua aposentadoria. Já a quarta emenda incluía o pessoal administrativo da educação no rateio do Fundeb, como os profissionais que exercem a função de serviços gerais, auxiliares de administração, secretário de escola, bibliotecário, vigilantes, merendeiras e porteiros.

Flavialpka
Flavialpka disse:
05/03/2020 11h45
Parabéns aos deputados. Mas lembre que aa eleição está chegando ai vamos dar o troco
daniel soares da silva
daniel soares da silva disse:
05/03/2020 11h56
Uma covardia com os servidores de baixa renda. Parabens, Deputados !!
Gatito
Gatito disse:
05/03/2020 12h05
É sempre assim nunca esse rateio vai sobrar para os funcionários, mas as eleições vem senhores deputados. Vcs não fazem nada pelos funcionários estaduais. Mas vamos à luta companheiros!
Léo Santos
Léo Santos disse:
05/03/2020 15h15
Muito bem senhores deputados. Vocês são vergonha para a classe dos administrativos e outros das escolas. Não nos apoiaram e nós iremos da o troco na próxima eleição. Pode ter certeza e gravar o dia de hoje.
Kleber Santana
Kleber Santana disse:
05/03/2020 18h20
Isso chega a ser absurdo, pois se não fosse as merendeiras auxiliar de serviço diversoe o administrativo e vigilante, a escola não funcionaria, e na hora do dinheiro os professores é quem tem direito, covardia
Carlo Araujo
Carlo Araujo disse:
06/03/2020 09h59
Professor tem curso superior,pós-graduação, mestrado e até doutorado. Tá claro?
Carlo Araujo
Carlo Araujo disse:
06/03/2020 10h00
Professor tem curso superior,pós-graduação, mestrado e até doutorado. Tá claro?
Servidor público
Servidor público disse:
06/03/2020 10h09
Parabéns aos senhores deputados, mais uma amostra em que nos mostram que só fazem o que o governador manda, assim como fizeram no projeto da previdência.
Ao que parece, vocês só tem interesse por seus próprios objetivos pessoais, a exemplo, vocês mesmos aumentam seus próprios salários, porém para a classe dos servidores públicos e população alagoana, vocês não dão a mínima para o que veem acontecendo.
Saiam da comodidade de vocês e vão investigar o que estão fazendo com as verbas que entram no nosso estado, como por exemplo os 40% restantes do FUNDEB, onde dizem que nunca se sobra nada, mas nunca aparece a conta, mas vocês não vão pois parece que a assembleia usa tampa olho e não vê o estado em que nosso estado se encontra. Caos na saúde, caos na educação, caos na segurança.
Acordem senhores deputados.
Servidor público
Servidor público disse:
06/03/2020 10h19
Ao colega acima, isso só mostra a importância que você dá aos seus colegas de trabalho, só lembrando a você que escola não se faz apenas com professor, e esses títulos que foram falados acima não trazem caráter a ninguém.
Outra coisa, muitos não possuem um nível de escolaridade maior ou melhor, pois há época em que prestaram concurso há 20, 25 anos atrás, não haviam condições e hoje a saúde não permite.
Seja mais humilde.
Francisca neves
Francisca neves disse:
06/03/2020 22h37
Vale lembrar que os servidores de hoje vigia, merendeira e auxiliares de serviços diversos tem outro perfil de anos atrás hoje 90% desses servidores são graduados e alguns até pós graduados são tão qualificados e capacitados como os professores.
fernando firmino da silva
fernando firmino da silva disse:
08/03/2020 10h44
não voto mais nem nesses deputados e em quem eles apoiarem
Comentários foram desativados.