Assembleia apresenta Voto de Congratulações ao Hospital do Coração

por Comunicação/ALE publicado 02/05/2018 17h45, última modificação 03/05/2018 09h46

Por solicitação do deputado Davi Davino Filho (Progressistas), a Assembleia Legislativa encaminhará votos de congratulações aos integrantes da Fundação Cordial e Hospital do Coração de Alagoas, especialmente aos médicos cardiologistas Ricardo Cesar Cavalcanti e Roberto Lúcio de Gusmão Verçosa, pelo recebimento do prêmio internacional conferido pelo Programa Latin America Telemedicine Infarct Network. O prêmio foi concedido em razão da excelência no atendimento a pacientes acometidos por infarto agudo do miocárdio, no Hospital Geral do Estado (HGE), que também foi agraciado com o prêmio de Melhor Desempenho de 2017 do Programa. Na ocasião o HGE foi escolhido como referência na assistência às vítimas de infarto.

O prêmio foi entregue durante o encontro Latino-Americano do Programa Latin, realizado em Curitiba (PR), no mês de março e representa um reconhecimento dos maiores especialistas do mundo no tratamento de pacientes com infarto agudo do miocárdio. Isso porque, com a implantação do Latin no HGE, em um ano e meio, foram atendidos 1.229 pacientes e, desse total, foram realizados 411 cateterismos de emergência, 343 angioplastias primárias e 307 secundárias, além de 761 cateterismos internos.

Sobre o LATIN

A Lumen Foundation, a ITMS e a Medtronic Latin America estabeleceram uma parceria acadêmico-científica para desenvolver o projeto programa de uma rede de telemedicina e oferecer um gerenciamento abrangente e economicamente viável para o Infarto Agudo do Miocárdio em toda a América Latina.

Utilizando dispositivos de telecomunicações especiais, o LATIN (Latin America Telemedicine Infarct Network) conecta unidades de tratamento básico e ambulâncias à rede de centros de tratamento. Os socorristas de emergência transmitem, em tempo real, o ECG e outros dados médicos a um cardiologista remoto que pode fornecer um diagnóstico preciso e recomendar um tratamento pré-hospitalar em 10 minutos, geralmente antes de o paciente chegar ao hospital.