Assembleia comemora 180 anos do nascimento de Tavares Bastos

por Comunicação/ALE publicado 22/04/2019 11h20, última modificação 22/04/2019 11h20

A Assembleia Legislativa de Alagoas comemora, nodia 20 de abril, os 180 anos de nascimento de seu patrono, Aureliano Candido Tavares Bastos. Antes de tudo um visionário, Tavares Bastos foi advogado, jornalista, político e publicista. Durante sua trajetória política, construiu sua imagem pública pautando-se sempre em defesa das questões sociais e econômicas do seu tempo. Tendo como principais bandeiras de luta a abolição da escravatura, a livre navegação do Amazonas e a educação. No entanto, como bem observa o escritor Paulo de Castro Silveira (falecido), no livro: “Tavares Bastos: Um titã das Alagoas”, muito ainda falta para se conhecer sobre essa “figura de estadista, de filósofo, de jurista; o pensador que só viveu 36 anos”.

Nascido em Marechal Deodoro, em 20 de abril de 1839, Tavares Bastos foi eleito deputado geral por Alagoas em três legislaturas, 1861-1863, 1864-1866 e 1867-1870, sendo na primeira vez, aos 22 anos de idade, o mais jovem deputado do Parlamento. Ele morreu aos 36 anos de idade, em Nice, na França, no dia 3 de dezembro de 1875. Durante o curto período de vida, Tavares Bastos deixou suas obras como legado aos alagoanos e brasileiros. Ao todo foram sete livros: “Os males do presente e as esperanças do futuro (1861)”; “Cartas do Solitário (1862)”; “O vale do Amazonas (1866)”; “Memória sobre a imigração (1867)”; “A província: estudo sobre a descentralização no Brasil (1870)”; “A situação e o Partido Liberal (1872)”; “A Reforma eleitoral e parlamentar e Constituição da magistratura (1873)”.

A escolha do nome de Tavares Bastos para patrono da Assembleia Legislativa foi do então deputado Oseas Cardoso, que no dia 3 de dezembro de 1951 apresentou projeto de resolução nesse sentido. Em 24 de março de 1952, o projeto de resolução nº 19 foi levado à aprovação do plenário e promulgado pelo então presidente do Legislativo alagoano, deputado Augusto Machado.

“Ao celebrarmos os 180 anos do nascimento de Aureliano Cândido Tavares Bastos, Patrono do Poder Legislativo alagoano, destaco o quanto ele foi importante para o país, com um pensamento muito além do seu tempo. Escritor, abolicionista, criminalista e deputado, deixou uma vasta obra, ainda contemporânea, como A Província”, ressalta o atual presidente do Legislativo, deputado Marcelo Victor (SDD). “Apesar de ter vivido apenas 36 anos, chegou a ser apontado como um dos precursores do federalismo, ao defender a descentralização do poder em plena vigência do escravagismo no Brasil. É com orgulho que efetuo este registro e, ao mesmo tempo, convido as novas gerações a conhecerem a obra de Tavares Bastos, Patrono do nosso Parlamento”, declarou o chefe do Legislativo alagoano.

Em seu primeiro mandato, o deputado Breno Albuquerque (PRTB) disse que Tavares Bastos é uma fonte de inspiração, sobretudo para jovens parlamentares como ele. “Tavares Bastos, um dos maiores personagens do Brasil é alagoano, deixou um legado que será lembrado por várias gerações e morreu aos 36 anos. Viveu pouco, mas trabalhou e se dedicou o suficiente para entrar para a história de um país. O que prova que não importa a idade, mas a causa”, declarou Albuquerque.

Também novato na política alagoana, o deputado Cabo Bebeto (PSL) destacou a prodigiosa história de Tavares Bastos, que aos 17 anos, abolicionista precoce, escrevera um ensaio intitulado “Observações à nossa Legislação Criminal sobre Escravos”. “Dentro do pensamento político brasileiro, dois aspectos marcaram a vida do alagoano deodorense Tavares Bastos: a

precocidade e o vanguardismo de suas ideias liberais, principalmente no que diz respeito à instalação do modelo de Estado baseado na descentralização política”, observa Bebeto.

Para a deputada Jó Pereira (MDB), Tavares Bastos foi um alagoano de grande contribuição para o Brasil, e um exemplo para todos os seus conterrâneos e que suas bandeiras, contribuições e ideias à frente de seu tempo são motivos de orgulho em tê-lo como patrono do Parlamento de Alagoas. “Tavares Bastos: agente do questionar, do formular ideias e ideais. Importantíssimo exemplo de postura parlamentar, de coerência e determinação em provocar mudanças. Sinto-me honrada e feliz em ser parlamentar e comemorar seu centésimo octogésimo aniversário de nascimento. Tavares Bastos transcende seu tempo”, destaca a parlamentar.

O deputado Léo Loureiro (PP) ressaltou que numa época em que o Brasil era apenas um Império, o alagoano Tavares Bastos deixou mais do que comprovado que 36 anos de vida, se dedicados a grandes causas, são capazes de fazer com que uma pessoa entre, de forma magnífica, para a história de um País. “Admiro o legado deixado pelo inesquecível Aureliano Cândido Tavares Bastos, e me inspiro nele, pois, sua carreira política foi marcada pela dedicação com as questões sociais e econômicas do seu tempo. Para mim, é uma honra poder fazer parte desta Assembleia Legislativa, como deputado estadual, que carrega o nome desse grande homem em seu Plenário”, declarou Léo Loureiro.

Na análise do deputado Davi Maia (DEM), o legado deixado por Tavares Bastos pode ser visto todos os dias. “Quando fortalecemos os poderes em Alagoas, através de uma Legislatura independente, continuamos seu combate a centralização do poder público, por exemplo”, observou. “Tavares Bastos era preocupado com as questões sociais e econômicas de seu tempo. Além de defender o liberalismo a exaustão, algo que pauta meu mandato”, completou o parlamentar, dizendo de sua felicidade em seguir seus passos e prolongar seu legado no Parlamento.

O deputado Inácio Loiola (PDT) classifica o alagoano Aureliano Cândido Tavares Bastos como o maior nome do sistema federalista ao criticar, em seu livro “A Província”, a centralização das decisões políticas e administrativas ao poder central, na época, antiga capital do País, Rio de Janeiro. “Embora tenha atuado politicamente e debatido sobre os ideais liberais no Século XIX, seus pensamentos e seus discursos em defesa da descentralização do poder estão atualizados e são pontos de discussões contundentes acerca da urgente necessidade do federalismo no Brasil, cujas decisões sejam tomadas cada vez mais próximas da população para que se possa ter um País mais próspero e digno para o seu povo”, declara Inácio Loiola.

“É motivo de muita satisfação para mim integrar este Parlamento quando esta Casa celebra os 180 anos de nascimento de seu patrono, Tavares Bastos”, disse a mais jovem parlamentar da Casa, Cibele Moura Muito. Ela disse se identificar com o legado deixado por ele tanto no campo político quanto na advocacia. “Duas carreiras que sigo por vocação e nas quais Tavares Bastos teve forte atuação. Foi eleito deputado por Alagoas em três legislaturas, sendo a primeira aos 22 anos. O mais jovem parlamentar do País. Aos 21 anos, cheguei à Assembleia Legislativa Estadual como a deputada mais nova do Brasil, determinada a contribuir com o desenvolvimento de meu Estado”, asseverou a parlamentar, acrescentando: “Muito me honra

e dignifica estar nesta Casa e poder prestar homenagem a este ilustre alagoano que marcou o pensamento social e político brasileiro”.

Assim como os demais colegas do Legislativo, o deputado Davi Davino Filho (PP) falou de seu orgulho e honra em compor uma Casa que tem Tavares Bastos como patrono. “Tavares Bastos encarnou a luta da sociedade brasileira contra o centralismo do poder. Representou a luta pelo fortalecimento das províncias e é o precursor do pacto federativo. Sua atuação, apesar de ter mais destaque no plano nacional do que em Alagoas, trouxe grandes acréscimos ao Legislativo alagoano e brasileiro”, declarou, e prosseguiu: “Aproximação do seu bicentenário de nascimento nos leva a reflexão e a inspiração no trabalho daquele parlamentar, jornalista, escritor e bacharel em direito, que morreu tão jovem, mas tanto contribuiu para nossa sociedade”.

O deputado Francisco Tenório (PMN) descreve Tavares Bastos como um legislador combativo e um líder político de posições firmes. “Morreu com 36 anos, mas teve uma passagem marcante na luta em prol dos menos favorecidos. Publicou obras importantes como, por exemplo, ‘Os males do presente e as esperanças do futuro’ e o seu livro mais famoso que foi a ‘A província’, que é um estudo sobre a descentralização no Brasil”, avaliou Tenório, reforçando que o legado político de Tavares Bastos deixou marcas importantes na história do Brasil. “Sempre visualizando uma sociedade mais democrata e justa visando sempre o fim da burocracia e a modernização das nossas instituições políticas”, completou.