Assembleia homenageia centenário de Tarcísio de Jesus

por Comunicação/ALE publicado 25/08/2023 18h22, última modificação 25/08/2023 18h22

A Assembleia Legislativa celebrou nesta sexta-feira, 25, em sessão solene, o centenário do ex-deputado Tarcísio de Jesus, que empresta o nome ao plenário da Casa de Tavares Bastos. A homenagem foi proposta pelo deputado Bruno Toledo (MDB) e lotou o plenário não apenas com familiares de Tarcísio de Jesus, falecido em 1990, mas também com autoridades de todo o Estado.

"É uma honra ter sido o proponente desta honraria ao cidadão que marcou história em sua passagem pela sociedade alagoana", afirmou Toledo, ao dar início à sessão, logo após conceder a presidência ao deputado Inácio Loiola (MDB). "Tarcísio de Jesus celebraria hoje um notável centenário de vida. Sua marcante jornada política teve prelúdio nas eleições de 1958, numa carreira que perduraria por várias décadas, sendo agraciado com a confiança do povo alagoano ao ser eleito por seis mandatos consecutivos como deputado estadual", prosseguiu Bruno Toledo.

"Figura humana de simplicidade ímpar e dignidade inquestionável, dirigiu sua energia não somente à política, mas também aos campos da Educação e da Saúde", continuou o parlamentar, informando que Tarcísio de Jesus "transcendeu as fronteiras da atividade política" ao fundar o colégio cenecista Élio Lemos, influenciando a criação de 28 instituições educacionais em várias localidades de Alagoas. "O notável legado de Tarcísio de Jesus também se estende à esfera educacional superior, com influência fundamental na fundação do Cesmac, Centro de Estudos Superiores de Maceió, instituição que continua moldando mentes brilhantes em Alagoas".

"Sua atuação no cenário político foi harmoniosamente combinada com sua vocação para educar, e essa combinação o impulsionou a se tornar um destacado benfeitor da saúde pública", enfatizou o proponente da homenagem, lembrando que Tarcísio de Jesus também deixou sua marca como provedor da Santa Casa de Misericórdia. "Tarcísio de Jesus, repito, dá nome a este plenário e ilumina a atuação desta Casa, sendo, sem dúvida, uma referência a todos que exercem a atividade parlamentar, lembrando o honroso colega que por aqui passou. Seu legado permanece vivo mesmo após seu falecimento, em 9 de outubro de 1990. Ele deixa para trás um patrimônio exemplar que enriquece o panorama público. Enche de orgulho os alagoanos e honra a sua família, que está presente nesta tribuna. Expressamos nossa profunda gratidão por sua notável contribuição", concluiu Bruno Toledo.

Presente na sessão, a filha do homenageado, a ex-vereadora Rita Correia, foi homenagem com um buquê de flores. "É uma emoção imensa estar aqui. Meu pai é para mim uma referência, devido ao seu histórico e passado, que hoje estão sendo celebrados e resgatados. Foi uma surpresa grande, porque eu não imaginava", disse. "Por onde eu andava, meu pai era sempre elogiado, tido como uma figura ímpar, benemérita na Educação e na Saúde, mas não na política. Tarcísio não é político, é um servidor, um humanista. Meu pai usou a política em prol, principalmente, da Saúde e da Educação. Desde criança acompanho-o e sei que ele tinha três paixões: a família, a Santa Casa e o Colégio Élio Lemos", completou a filha.

O ex-deputado Timóteo Correia também elogiou o homenageado do dia. "Sempre é um grande prazer quando volto aqui, principalmente no plenário Tarcísio de Jesus, onde Tarcísio atuou durante praticamente 24 anos, em seis mandatos consecutivos", lembrou. "Foram tantas realizações dele que é difícil enumerá-las em pouco tempo. Mas posso dizer que ninguém trabalhou neste Estado em prol da Saúde e da Educação dos menos favorecidos como Tarcísio de Jesus", destacou Timóteo, enfatizando que a proposição para o nome do plenário foi do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos).

Também presente na mesa de honra, o ex-governador Teotonio Vilela Filho rememorou a postura do homenageado. "O velho menestrel das Alagoas, meu pai Teotônio Vilela, era um grande amigo de Tarcísio de Jesus, e foi por meio dessa amizade que o conheci", contextualizou o ex-governador. "Meu pai dizia: 'Tarcisio de Jesus é um sábio e um santo'. Como assim? Como um homem é revestido por esses atributos? Ele dizia que é um sábio porque conduz a vida política de forma conciliadora e alcança seus objetivos sempre visando o bem público. E é um santo pela postura moral, generosidade e por saber utilizar a política como ferramenta para promover o bem comum", disse Vilela Filho, referindo-se aos elogios que seu pai fazia ao homenageado. 

Tarcísio de Jesus, nascido em 25 de agosto de 1923, foi eleito deputado pela primeira vez em 1958, e dedicou sua vida à Educação e à Saúde. Dotado de dinamismo político, caracterizou-se como um grande educador e chegou a fundar dezenas de estabelecimentos de ensino, distribuídos por diferentes cidades do nosso Estado. Foi fundador e diretor do Colégio cenecista Élio Lemos, em 20 de julho de 1956, que se tornaria um dos maiores estabelecimentos cenecistas do Brasil, sendo posteriormente dirigido por sua filha e herdeira política, a vereadora Rita Correia.

No setor da Saúde cumpriu sua missão em favor dos mais necessitados, provenientes de todo Alagoas, deixando sua marca como provedor da Santa Casa de Misericórdia. Ele também foi homenageado ao ter seu nome eternizado no auditório da instituição.

Completaram a composição da mesa de honra o deputado Inácio Loiola (MDB), o desembargador José Carlos Malta, o procurador-geral de Justiça Márcio Roberto Tenório, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Jaime de Altavila, o prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira e o juiz federal Cristiano de Jesus.

Também prestigiaram a sessão solene os deputados Doutor Wanderley (MDB), Fernando Pereira (PP), Silvio Camelo (PV), o senhor Gervasio Raimundo, pai do presidente Marcelo Victor (MDB), o juiz André Granja, a presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, Dona Luzia Suruagy e Mônica Suruagy, além dos vereadores por Maceió Eduardo Canuto, Olívia Tenório e Marcelo Palmeira.