Parlamento homenageia empresários da construção civil e do comércio

por Comunicação/ALE publicado 10/11/2023 13h25, última modificação 10/11/2023 15h39

A Assembleia Legislativa homenageou nesta sexta-feira, 10, quatro empresários com títulos de Cidadão Honorário de Alagoas, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A solenidade foi proposta pelo deputado Cabo Bebeto (PL). O primeiro a receber a honraria foi Francisco Haroldo Amorim Costa, que atua há 30 anos no comércio de móveis para escritório. Em seguida, os engenheiros civis Hélio Ribeiro de Abreu, José Wagner Mendes Andrade e Caetano Ximenes de Aragão Filho, que compõem o corpo gestor da Construtora Record. “São quatro empreendedores que lutam pra sobreviver nesse mercado competitivo. Em nome dos alagoanos fazemos esse reconhecimento. Quem os conhece sabe o quanto são merecedores desse título”, justificou o parlamentar, destacando sua honra em poder prestar essa homenagem.

O empresário Francisco Haroldo Amorim Costa falou de sua satisfação. “Esse título significa uma grande homenagem. Um grande orgulho. Ao chegar em Alagoas eu só tinha 19 anos de idade. Tornar-me cidadão alagoano é uma grande honra, pois foi o Estado que abracei para ser a minha pátria até o final da vida”, declarou Haroldo Costa, que é natural da cidade de Umarizal/RN. O empresário atua no mercado alagoano no segmento de móveis para escritório, há 50 anos, chegando a Alagoas em 1973, para ajudar seu primo, o ex-deputado estadual e empresário Francisco Porcino, a administrar a filial da Casa Porcino, em Maceió, da qual, anos mais tarde, se torna sócio, parceria que perdurou por 20 anos. Após esse período, Haroldo se desliga da Casa Porcino e abre sua própria loja, a Haroldo Móveis, que completa 30 anos de existência. Formado em administração de empresas pelo Cesmac, em 1983, Haroldo Costa integrou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Maceió (CDL), onde ocupou os cargos de diretor financeiro, vice-presidente e presidente, ocupou vaga no conselho do Sebrae/AL, e foi diretor financeiro da Federação do Comércio.

Os demais homenageados compõem o corpo gestor da Construtora Record. São: o engenheiro Hélio Ribeiro de Abreu, natural da cidade de Fortaleza/CE, que se mudou para Alagoas em 2003. Em 1988 tornou-se sócio da então Record Serviços, com sede no Ceará, trazendo, juntamente com seu sócio, José Wagner Mendes Andrade, uma filial para Alagoas. Em 1997, já como Construtora Record, implementou o segmento de construção civil, com início da sua primeira obra em sistema de condomínio, o Edifício Maracaíbo, no bairro da Ponta Verde. “É um contentamento muito grande, uma satisfação, porque estamos aqui na Casa do Povo, lugar especial para receber uma homenagem, o que nos deixa muito honrados. É um reconhecimento e uma motivação para continuarmos buscando sempre fazer o melhor por Alagoas e pelo nosso setor”, assim definiu Hélio Ribeiro.

Também engenheiro civil, José Wagner Mendes Andrade é natural da cidade de Crateús, no Estado do Ceará. Mudou-se para Alagoas em 1985, trabalhando pela Shell Petróleo. Ele agradeceu ao Parlamento e ao deputado Cabo Bebeto pela homenagem. “Como cearense de nascimento e agora alagoano de coração. de fato, fico super feliz. Porque é uma terra que nos acolheu muito bem e que tem um potencial enorme. Só tenho a agradecer”, destacou José Wagner.

O outro sócio da Construtora Record, Caetano Ximenes de Aragão Filho, disse que já se sentia alagoano antes mesmo de ser agraciado com o título. “Sou cearense de nascimento e alagoano de coração. Sempre levo Alagoas em primeiro (lugar). Até meus familiares e amigos de Fortaleza fazem essa observação. E agora, com esse título, mais ainda. Eu aprendi a amar esta terra. Eu devo muito a Alagoas e sou muito feliz em estar aqui”, declarou Ximenes, que é formado em Engenharia e natural da cidade de Fortaleza/CE, mas está em Alagoas desde 1998, ano em que se tornou sócio da Construtora e iniciou sua jornada juntamente com seus sócios, dando continuidade a um trabalho ousado e promissor.