Parlamento homenageia general Nilton Moreira e coronel Nilton Diniz

por Comunicação/ALE publicado 05/12/2018 13h55, última modificação 10/12/2018 21h09

Atendendo a uma proposta do deputado Francisco Tenório (PMN), a Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira, 5, uma sessão solene para entrega da Comenda Tavares Bastos, a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo, ao general do Exército Brasileiro, Nilton Moreira Rodrigues, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas. Na mesma sessão, o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), coronel Nilton Diniz Rodrigues foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Alagoas.

O general Nilton Moreira Rodrigues é um alagoano de Capela. Já comandou o 59º BIMtz e tem muitos serviços prestados, não só a Alagoas, mas ao País, na sua função de membro do Exército Brasileiro. “O general participa ativamente dos momentos decisivos do Estado de Alagoas, ofertando apoio institucional ao Poder Público e à comunidade em geral, tornando-se destacado e fiel cumpridor do lema ‘Braço Forte e a Mão Amiga’ do Exército. Ainda hoje, na reserva, atua como voluntário em organização não governamental, colaborando incansavelmente com as ações dos clubes de serviços e associações que objetivam servir a sociedade”, destacou Francisco Tenório.

Sobre o outro homenageado, coronel Nilton Diniz Rodrigues, que é filho do  general Nilton Moreira Rodrigues, o deputado Francisco Tenório salientou que tem realizado um trabalho bastante importante no Estado, principalmente na questão da seca, através da Operação Carro-Pipa. “Natural do Rio de Janeiro, o coronel contribuiu decisivamente na integração da sociedade civil com as organizações militares, bem como trabalha arduamente na orientação superior de unificação das células do Exército Brasileiro em Alagoas”, disse.

O general Nilton Moreira agradeceu a honraria a todos os deputados, em especial ao deputado Francisco Tenório, autor da proposta. “Estou muito feliz com o reconhecimento público do meu trabalho e fico absolutamente gratificado em receber a mais alta honraria da Assembleia Legislativa. Considero este momento um dos mais importantes de minha vida pública”, falou.

Já o coronel fez questão de agradecer a todos pelo título de Cidadão Alagoano. “Foi aqui que todas as minhas conquistas se concretizaram. Portanto, é uma honra me tornar, junto com todos aqueles que nasceram aqui, um alagoano. Isso para mim é motivo de satisfação, porque tenho um carinho enorme por esta terra”, destacou.

A sessão foi abrilhantada pela Banda do Exército Brasileiro. Estiveram presentes ainda, os deputados Inácio Loiola (PDT) e Bruno Toledo (Pros), além do presidente da Adepol/AL, delegado Robervaldo Davino; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, José Leonardo Marques; o vereador por Maceió, Eduardo Canuto, que representou a Câmara Municipal; a representante do Lions Clube de Maceió, Rosalina Gonçalves; o presidente da Associação dos Ex-combatentes, Romny Cansanção; entre outras autoridades e convidados da sociedade civil e militar de Alagoas.

General Nilton Moreira Rodrigues

General Nilton Moreira Rodrigues nasceu no dia 7 de outubro de 1935, em Capela(AL). Incorporado ao Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), como cadete, em 14 de julho de 1954, onde foi declarado Aspirante a Oficial de Infantaria em 20 de dezembro de 1956. Foi promovido a 2º Tenente em 25 de agosto de 1957, a General de Brigada em 30 de março de 1989 e ingressou na reserva remunerada em janeiro de 1994.

Principais cargos exercidos: Oficial de Educação Física e Comandante de pelotão, no 14º RI, Recife (PE), 57/59; Comandante do 3º Pelotão de Fronteira, Vila Bittencourt - Amazonas, fronteira do Brasil com a Colômbia, 60/61; Comandante de Subunidade do 20º BC, Maceió (AL), 62/67; Ajudante - de - Ordens do Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, em Recife, Belém e Manaus, 68/70; Chefe do Serviço de Justiça da 7ª Região Militar, Recife, 70/71; Chefe da Seção de Informações da 7ª Região Militar, Recife, 75/78; Instrutor e Chefe da Seção de Informações da Escola de Comando e Estado - Maior do Exército, 78/80; Comandante do 59º BI Mtz e Guarnição federal de Maceió, 81/82; Assessor da Seção de legislação do Estado - Maior do Exército, Brasília, 83/84; Comandante do Colégio Militar do Recife, 85/86; Chefe da Assessoria de Ensino do Exército, no Departamento de Ensino e Pesquisa do Exército, Brasília, 87/89; Subchefe do Estado Maior do Exército- Plano Diretor, Economia e Finanças, Brasília, 89/92; Comandante da 6ª região Militar, Bahia e Sergipe, 93; Superintendente da SUDENE, Recife, 94/98.

Coronel Nilton Diniz Rodrigues

Formação Militar: curso de Operações na Selva Categoria "B" em 1994; curso básico paraquedista em 1996; curso de Comando e Estado-Maior (Rio de Janeiro-RJ) 2012 e 2013; curso de Ações de Comandos em 1997; curso de Forças Especiais 1998; curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2001; curso de Mestre de Salto em 1996. Medalha, Condecorações e Títulos: medalha Militar de Prata com Passador de Prata; medalha do Pacificador; medalha Corpo de Tropa com Passador de Bronze; medalha do Serviço Amazônico com Passador de Bronze com Uma Castanheira; e medalha Marechal Trompowsky.