Assembleia homenageia membros da maçonaria e 200 anos do Grande Oriente do Brasil

por Comunicação/ALE publicado 23/09/2022 16h26, última modificação 23/09/2022 16h26

Em sessão especial nesta sexta-feira, 23, a Assembleia Legislativa de Alagoas prestou homenagem ao bicentenário da fundação da Grande Oriente do Brasil (GOB), instituição histórica da maçonaria nacional. A proposição do deputado Ronaldo Medeiros (PT) foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica). O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura, a Proclamação da República e a Independência do Brasil

"A maçonaria acredita na liberdade do homem e busca construir uma sociedade mais justa e igualitária, sem distinção de cor, etnia, religião ou classe social", afirmou o deputado Medeiros, que conduziu a sessão especial. "Sinto-me honrado de poder parabenizar uma das instituições mais antigas do País por seus 200 anos de atividade", completou.

Defensor da liberdade, o deputado afirmou que a democracia do Brasil vive um momento delicado. "Existe hoje um medo do retorno da ditadura e a ordem maçônica defende a liberdade dos homens e que se afaste essa carga que estamos sofrendo", afirmando que o Grande Oriente defende temas importantes em todos os momentos da vida, inclusive atual.

"A Maçonaria é voltada para ações sociais, promovendo debates. Receber pessoas de todo Brasil na Casa do Povo, nestes momentos difíceis, faz da homenagem algo muito importante", completou o deputado, em ressonância com Rógio Jose Oliveira Lima, o Eminente Grão Mestre Estadual, representante da Maçonaria brasileira em Alagoas.

"A homenagem é muito especial. O Grande Oriente do Brasil tem um bicentenário que se confunde com os 200 anos do Brasil", disse o Grão Mestre, explicando sobre a homenagem aos Marechais. "Compartilhamos o bicentenário com os 200 anos da Independência do Brasil, muito por conta dos irmãos maçônicos que se destacaram na Proclamação da República", falando sobre Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil e 14º Grão Mestre do Brasil; e Floriano Peixoto, 2º presidente e também um marechal alagoano maçônico, além de Hermes da Fonseca.

O secretário Geral de Guarda Dia Selos, Ruy Ferreira Borges, explicou ainda que o bicentenário vem sendo celebrado em todo o Brasil, pois a Maçonaria não é secreta, mas discreta. "Pregamos a fraternidade no Brasil, ajudamos instituições e pessoas carentes", afirmou o secretário Geral sobre o que tem a oferecer à sociedade. "Temos amor à pátria, ao crescimento da sociedade e do indivíduo, sempre com boa índole e caráter e com um efeito positivo para sociedade".

O presidente da Soberana Assembleia Federal Maçônica, Arquiariano Bites, reforçou que a educação é uma das principais bandeiras da maçonaria. "Defendemos a Igualdade, Liberdade e Fraternidade, advinda da Revolução Francesa, que não é só do maçom, mas para toda humanidade", explicando sobre os efeitos da instituição não alcançarem apenas os membros, mas também toda a sociedade.

"Defendemos educação em tempo integral", falando sobre um ensino de qualidade, das 7h às 18h. "Com o aluno bem alimentando e com um ensino agradável, é preciso que a escola seja prazerosa e que o aluno se canse, mas esteja disposto a voltar", defendendo o melhor aprimoramento do cidadão desde o início de sua vida.

Maçonaria

A Maçonaria é uma sociedade discreta, de carácter universal, cujos membros cultivam uma humanidade sem classes, os princípios da liberdade, da democracia e da igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.

Ela proclama a prevalência do espírito sobre a matéria e pelo aperfeiçoamento moral, social e intelectual da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas — "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si".

O Grande Oriente do Brasil possui, hoje, aproximadamente 2.400 lojas e cerca de 97.000 filiados. É a maior Obediência Maçônica do mundo latino e obtém o reconhecimento de toda a Maçonaria Regular. Destacam-se suas fraternais relações com a Grande Loja Unida da Inglaterra (com o Primeiro Tratado realizado em 1919, e depois ratificado em 1935), e com todas as Obediências Maçônicas regulares da Europa e da América do Norte.

Estiveram presentes as autoridades nacionais Grão Mestre Geral Soberano, Mucio Bonifácio Guimarães; Grão Mestre Geral Adjunto Sapientíssimo; Irmão Ademir Candido da Silva; secretário Geral de Guarda Dia Selos, Ruy Ferreira Borges; presidente da Soberana Assembleia Federal Maçônica, Arquiariano Bites; vice-presidente da Assembleia Federal Maçônica, Ricardo Volpi; presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Sna. Jussane Guimarães. Autoridades estaduais Grão Mestre Estadual, Eminente Rogio Jose Oliveira Lima e o Grão Mestre Adjunto, Poderoso Marcus Vinícius Pacheco de Carvalho.