Atividade do setor pesqueiro é destaque em pronunciamento de Dudu Ronalsa

por Comunicação/ALE publicado 14/05/2019 19h50, última modificação 14/05/2019 23h54

Na condição de integrante da Comissão Especial em Defesa da Pesca, o deputado Dudu Ronalsa (PSDB) usou a tribuna da Casa durante a plenária desta terça-feira, 14, para destacar reunião com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), ocorrida na manhã de hoje, que também contou com a presença do deputado Marcelo Beltrão (MDB). Na pauta, a revitalização da orla lagunar. “Nós solicitamos que durante a revitalização da orla lagunar fosse preservado o prédio da Federação de Pesca. E, de pronto, o prefeito atendeu nosso pedido”, contou Ronalsa, acrescentando que o prefeito, de imediato, já os colocou em contato com o secretário de Infraestrutura de Maceió, Mac Lira, que garantiu que no projeto não consta a retirada da entidade do local.

Ronalsa contou que, durante a reunião, o prefeito mostrou o projeto do Centro Pesqueiro, inaugurado na última segunda-feira, dia 6. “Uma estrutura que nunca vi em nosso Estado. O Centro Pesqueiro vai dar, além de estrutura, uma melhor condição para as pessoas que trabalham e para as que vão comprar o pescado”, observou.

Em aparte, o deputado Marcelo Beltrão também agradeceu ao Chefe do Executivo municipal pela presteza em atender ao pleito da Comissão Especial da Pesca. “Uma atividade econômica muito importante para nosso Estado, que sustenta várias famílias, principalmente na área onde atuo, que é o Litoral Sul”, disse Beltrão, solicitando um olhar especial da bancada federal e do Governo do Estado para o setor pesqueiro de Alagoas.

Ainda em aparte, os deputados Davi Maia (DEM), Galba Novaes (MDB), Davi Davino Filho (PP), Cabo Bebeto (PSL) e a deputada Jó Pereira também contribuíram com o pronunciamento de Ronalsa. Maia lembrou que durante o período em que esteve compondo o Governo de Rui Palmeira trabalhou para a revitalização do Jaraguá e pela melhoria nas condições de trabalho dos pescadores. “Sinto orgulho de ter feito parte da equipe, de ter participado do projeto da Vila dos Pescadores”, declarou, destacando o mérito do prefeito e do secretário Mac Lira.

O deputado Galba Novaes lembrou de sua atuação como secretário Nacional de Pesca e Aquicultura, quando realizou recadastramento de pescadores e reduziu, em cerca de sete mil, o número de supostos pescadores inscritos na Superintendência Federal. “Na realidade, não estávamos diminuído o número de pescadores, mas tirando quem não era pescador. Porque muita gente tinha carteira de pescador, para receber o seguro defeso”, lembrou Novaes.

A Comissão Especial em Defesa da Pesca é composta pelos deputados Dudu Ronalsa, Marcelo Beltrão, Inácio Loiola (PDT), Yvan Beltrão (PSD) e pelas deputadas Jó Pereira (MDB) e Cibele Moura (PSDB).