Baixo estoque de testes para Covid-19 e distribuição das vacinas para municípios geram debate em plenário

por Comunicação/ALE publicado 02/06/2021 12h54, última modificação 02/06/2021 12h54

O baixo estoque de testes para Covid-19 no Laboratório Central de Alagoas (Lacen) e a gestão da distribuição das vacinas para o combate à doença foram questionados pelo deputado Davi Maia (DEM) durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 2. Em sua fala, Maia lembrou que desde o ano passado faz uma série de denúncias contra o laboratório. "Hoje, o Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 faz uma revelação de urgência. De acordo com o último boletim do Lacen, o estoque de testes para a Covid é baixo diante do crescimento da doença no Estado", disse o parlamentar, informando que, segundo a entidade, o Estado tem 2.210 testes de RTPCR, quando o padrão estabelecido é de 11.945.

"Para o Observatório, os níveis de testes disponíveis são muito baixos diante do recente agravamento da pandemia e ao contingente de testes pendentes. Alagoas tem 16.905 casos em investigação, conforme dados do boletim epidemiológico de primeiro de junho", informou Davi Maia, acusando a ineficiência da Secretaria de Estado da Saúde. "Está claro que o Estado nunca conseguiu resolver a questão da testagem dos nossos pacientes", prosseguiu Maia.

Na sequência, o deputado questionou o fato da cidade de Murici, diferente da média dos demais municípios do Estado, estar adiantada na campanha de vacinação contra a Covid-19. Segundo o parlamentar, a cidade de Murici está anunciando a imunização do público em geral (sem comorbidade) com 45 anos de idade. "Fica aqui o questionamento: por que os outros municípios do Estado não conseguiram diminuir a faixa etária? Por que todo mundo está, ainda, na média de 58 e 55?", indagou Davi Maia, pedindo a intervenção do presidente da Comissão de Saúde da Casa, deputado Léo Loureiro (PP). "Mostra claramente a utilização política das vacinas", assegurou.

O pronunciamento de Maia foi aparteado pelos deputados Cabo Bebeto (PTC), Sílvio Camelo (PV) e pela deputada Jó Pereira (MDB). "Nós vimos problemas no Lacen, como fura filas", criticou Cabo Bebeto, dizendo que fez questionamentos à Secretaria de Saúde, mas não obteve resposta. "Realmente precisamos fazer uma visita à cidade de Murici, para saber a estratégia que está sendo aplicada, a fim de que possamos aplicar nos demais municípios alagoanos", disse a deputada Jó Pereira, pedindo mais transparência na distribuição dos imunizantes. A parlamentar voltou a solicitar prioridade na vacinação de usuários do transporte público.

Defesa
O líder do Governo na Casa, deputado Silvio Camelo, ao defender o Executivo, destacou o desempenho e as ações do Estado no combate à pandemia em Alagoas, observando que o índice de mortes é um dos menores do Brasil. Camelo acusou a oposição de trazer temas com o objetivo de denegrir a imagem do governador. "Torcem pelo 'quanto pior, melhor'. O governador Renan Filho e sua equipe têm se esforçado muito para os alagoanos não serem tão atingidos pela pandemia", assegurou.

Reunião
Ao final do pronunciamento, o deputado Davi Maia comunicou ao plenário que na próxima segunda-feira, 7, às 9 horas, a Comissão do Meio Ambiente da Casa receberá os representantes da Casal, Arsal, Sanama e Sanema para tratar de questões relativas às obras que estão sendo realizadas na capital e acabam trazendo transtornos aos cidadãos.