Breno Albuquerque solicita apoio para projetos de aprimoramento da agricultura familiar

por Comunicação/ALE publicado 31/05/2022 11h44, última modificação 31/05/2022 11h49

Com dezoito parlamentares em plenário, foram analisados 15 processos em sessões ordinária e extraordinária realizadas nesta terça-feira, 31. Destaque para a indicação nº 1338/2022, onde o deputado Breno Albuquerque (MDB) faz apelo ao Governo do Estado, às Secretarias de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), ao presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) e à Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), para que, com esforços conjuntos, elaborem e lancem edital para financiamento de projetos que desenvolvam ou aprimorem tecnologias destinadas à agricultura familiar do Sertão alagoano.

Na indicação, Breno Albuquerque destaca o dado presente no censo agropecuário do IBGE, apontando que a agricultura familiar corresponde a 83,6% dos estabelecimentos rurais em Alagoas, sendo a grande responsável pelo abastecimento do nosso Estado. “Dessa forma é imprescindível o desenvolvimento de ações que desenvolvam ou aprimorem tecnologias destinadas a este setor econômico, como o financiamento de projetos. Ademais, a iniciativa certamente propiciará aos agricultores o desenvolvimento tecnológico e a inovação”, justifica o parlamentar, no texto da indicação.

Acompanhe os demais processos apreciados durante as sessões plenárias:

Matéria votada em 2º turno:

Projeto de lei ordinária nº 857/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a instituição de verba para aquisição de vestimentas aos policiais civil do Estado de Alagoas.

Matérias votadas em 1º turno:

Projeto de lei ordinária nº 797/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que concede o título de cidadão honorário do Estado de Alagoas ao padre Marivaldo da Conceição.

Projeto de lei ordinária nº 862/2022, de autoria da deputada Jó Pereira (PSDB), que concede título de cidadã honorária do Estado de Alagoas á sra. Marly do Socorro Peixoto.

Projeto de lei ordinária nº 869/2022, de autoria do deputado Davi Maia (União Brasil), que considera de utilidade pública a Associação Nordesta Anumará Florestas.

Projeto de lei ordinária nº 882/2022, de autoria do deputado Davi Davino Filho (PP), que concede título de utilidade pública á Federação Alagoana de Muaythai.

Projeto de lei ordinária nº 893/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que considera de utilidade pública o Instituto Crescer Cidadão - Núcleo Delmiro Gouveia.

Projeto de lei ordinária nº 779/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de utilidade pública o Instituto Animal Esperança.

Projeto de lei ordinária nº 667/2018, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que considera de utilidade pública a Associação Comunitária e Beneficente dos Moradores do Bairro do Bom Parto.

Projeto de lei ordinária nº 772/2021, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que institui o "Dia do Transportador Intermunicipal", no âmbito do Estado de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 566/2021, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que institui a Política Estadual de Atenção Específica para a População em Situação de Rua e o Comitê Gestor Estadual Intersetorial da Política Nacional para a População em Situação de Rua - Comitê Pop Rua.

Matérias discutidas em turno único:

Indicação nº 1290/2022, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria da Saúde a realização de um mutirão de saúde no município de Paripueira.

Indicação nº 1314/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Educação a limpeza e manutenção elétrica do ginásio do Sesi.

Indicação nº 1315/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria do Transporte e Desenvolvimento Urbano a implantação do Programa Vida Nova nas Grotas na grota Bom Jesus, no Benedito Bentes, em Maceió.

Indicação nº 1323/2022, de autoria do deputado Lobão (MDB), solicitando ao Governo do Estado a construção de área de lazer no terreno abandonado da Escola Estadual Geraldo Bulhões, localizada no bairro do Bom Parto, em Maceió.