Cabo Bebeto alerta para mortandade de peixes no rio Santo Antônio

por Comunicação/ALE publicado 24/10/2023 19h37, última modificação 24/10/2023 19h37

A mortandade de peixes em um trecho do rio Santo Antônio, no município de Barra de Santo Antônio, na manhã desta terça-feira, 24, foi um dos temas do pronunciamento do deputado Cabo Bebeto (PL) durante a sessão plenária de hoje. A denúncia foi feita por pescadores e já está sendo investigada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). “As imagens chocam. Quero alertar que todos os anos faço remanejamento do Orçamento do Estado, direcionando à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) valores para subsidiar os estudos e pesquisas em prol do ambiente”, destacou o parlamentar, ressaltando que, mesmo conseguindo aprovar os recursos, o Estado nunca disponibiliza à entidade.

De acordo com o parlamentar, esse remanejamento de recursos da Lei Orçamentaria Anual (LOA) tem como finalidade apoiar um projeto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Esse projeto tem como objetivo monitorar todo o complexo lagunar e identificar as principais causas de agressão ao meio ambiente, que terminam ocasionando, dentre outras coisas, a mortandade de peixes”, explicou Cabo Bebeto. “Se o Estado tivesse, nos anos de 2020, 2021 e 2022, cumprido com a LOA que aprovamos nesta Casa, liberado esses recursos, talvez este ano não houvesse, de novo, essa mortandade de peixes”, criticou o deputado.

Clínicas
Outro tema abordado pelo parlamentar foi a questão da saúde pública estadual. O parlamentar recebeu informações de que em Maceió existem sete clínicas que tratam de dependência química. No entanto, mesmo credenciados pelo Estado, os estabelecimentos afirmam que não estão recebendo os recursos destinados à prestação do serviço. Segundo o deputado, a prestação do serviço é feita em parceria com o município de Maceió. “O Estado paga a metade e a Prefeitura de Maceió a outra. O Executivo municipal está em dia, mas o Estado deve. Um serviço que trata de saúde, que também interfere na segurança pública, que afeta as famílias desses pacientes e o Estado não tem cumprido com o seu papel de contratante”, afirmou Cabo Bebeto.