Cabo Bebeto apresenta irregularidades nas obras do Trecho 5 do Canal do Sertão

por Comunicação/ALE publicado 01/09/2021 12h40, última modificação 01/09/2021 12h47

A fala do governador Renan Filho responsabilizando o Governo Federal pela paralisação nas obras do trecho cinco do Canal do Sertão foi duramente criticada pelo deputado Cabo Bebeto (PTC) durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 1º de setembro. “Aquele vídeo escancara a cara de pau do governador de Alagoas. Ele é campeão em mentir e ludibriar”, acusa Bebeto. Na defesa do Governo Federal, o deputado Cabo Bebeto resumiu um histórico sobre as questões que envolvem a paralisação da obra. De acordo com ele, o projeto do trecho cinco faz parte do contrato nº 58/2010 e, desde o ano de 2015, o Tribunal de Contas da União (TCU) aponta, em relatórios, a existência de graves irregularidades que impedem sua conclusão.

Para justificar sua afirmação, Bebeto apresentou relatório do TCU apontando que durante os anos de 2016 e 2017 o trecho cinco integrou o rol das obras cujos recursos seriam bloqueados nos orçamentos anuais. O fato teria ocorrido após supostas irregularidades encontradas nas obras dos trechos três e quatro, durante a “Operação Caribidis”, desencadeada pela Polícia Federal em 2017, que investiga prática dos crimes de fraude a licitação, desvio de verbas públicas, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa relacionadas a esses contratos. No entanto, apesar da determinação para que a Secretaria de Infraestrutura de Alagoas (Seinfra) adotasse as medidas para readequação do projeto, as alterações apresentadas extrapolavam os limites da Lei de Licitações.

“Não é culpa do Governo Federal e sim do Renan Filho, que mais uma vez mente à população tentando jogar a culpa de sua irresponsabilidade nas costas do Governo Federal”, acusa Bebeto, citando matéria jornalística produzida pela Câmara Federal, que referenda a decisão do TCU, uma vez que a Comissão Mista do Orçamento atende a solicitação do TCU e veta o repasse de recursos federais para quatro obras com indícios de irregularidades graves, entre elas a do trecho cinco do Canal do Sertão em Alagoas.

O pronunciamento do Cabo Bebeto foi aparteado pelos deputados Davi Maia (DEM), Francisco Tenório (PMN) e Ronaldo Medeiros (MDB). Maia disse ser muito pertinente o pronunciamento de Bebeto, uma vez que lhe causou estranheza a fala do governador Renan Filho ao acusar o Governo Federal de uma falha que é dele. “Ele (Renan Filho) acusa e joga a população contra o Governo Federal para esconder irregularidades”, disse Maia, acrescentando que 90% das obras foram feitas no Governo de Teotonio Vilela Filho. “Nem a manutenção do Canal do Sertão o governador Renan consegue fazer”, completou. Já o deputado Francisco Tenório disse ser necessário reconhecer que o Canal do Sertão está totalmente parado por falta de recursos. “E se o Governo Federal não confia no Governo de Alagoas, então assuma as obras. É importante que sejam executadas”, disse ele.

Por outro lado, o deputado Ronaldo Medeiros questionou Bebeto, pedindo que apontasse quais foram as obras realizadas pelo Governo de Jair Bolsonaro em Alagoas. Chamou o atual Governo Federal de golpista e, assim como Tenório, disse que “se ele (Bolsonaro) não quer que as obras continuem sendo tocadas pelo Governo de Alagoas, que assuma a empreitada e conclua o trecho cinco. Não prejudique os alagoanos que não aguentam mais tanta perseguição do Governo Federal”.