Cabo Bebeto lamenta decisão que determinou prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 5, o deputado Cabo Bebeto (PL) lamentou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A prisão foi determinada ontem pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por descumprimento de medidas cautelares. O parlamentar afirmou que a decisão não lhe causou surpresa, tendo em vista que a ordem foi proferida logo após a realização de manifestações, em várias cidades brasileiras, em defesa de Bolsonaro e pela anistia geral e irrestrita aos presos do 8 de janeiro.
“O povo foi às ruas para mostrar a insatisfação com essa situação complicada que estamos vivendo hoje, principalmente por atitudes desse ministro (Alexandre de Moraes), que tem abusado de suas prerrogativas”, destacou Bebeto.
No entanto, o deputado disse não acreditar que a reação de Moraes tenha ocorrido por causa das manifestações, mas que faria parte de uma estratégia. “Percebemos que, toda vez que surge algo que possa trazer algum desgaste para essa turma, eles sempre criam uma cortina de fumaça para mudar o foco”, observou Cabo Bebeto, acrescentando que a determinação da prisão domiciliar de Bolsonaro veio logo após a divulgação de supostas mensagens trocadas entre funcionários do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o ministro Alexandre de Moraes.
“Mensagens essas em que se percebia que a intenção não era investigar — até porque não é o papel dele (Moraes) —, mas sim direcionar punições e descobrir, a qualquer custo, indícios que permitissem manter ou criar situações de prisão”, avaliou o parlamentar.