Cabo Bebeto questiona adoção de gênero "não binário" em documentos emitidos no Estado do Rio de Janeiro

por Comunicação/ALE publicado 07/04/2022 11h21, última modificação 07/04/2022 11h21

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 7, o deputado Cabo Bebeto (PL) demonstrou surpresa ao saber que o Estado do Rio de Janeiro está adotando o gênero neutro em documentos de identidade. Com a nova determinação, adultos poderão mudar a classificação de sexo de homem ou mulher para 'não binário'. O deputado fez críticas à decisão e disse que o ato serve para excluir as mulheres, principalmente no esporte. “Não vejo mulheres trans em disputas esportivas contra homens, vejo mais homens trans disputando com mulheres. O que estamos vendo são as mulheres, que passam a vida treinando, tendo agora que conviver com essa desvantagem física nos esportes”, destacou.

As certidões de nascimento emitidas no Estado do Rio de Janeiro a partir de agora poderão trazer a indicação de gênero neutro. Adultos passaram a poder trocar a classificação de suas certidões de homem ou mulher para “não binário”, termo que indica que a pessoa não se identifica dentro da lógica de dois gêneros específicos. “Eu fico me perguntando: numa abordagem da polícia, a pessoa que se acha 'não binário' será revistada por quem? Se tiver uma guarnição só de homens e essa pessoa se declarar feminina, tem que esperar uma policial chegar no local?”, questionou.

Por fim, o parlamentar disse que as pessoas estão indo de encontro a natureza e fazendo tudo para polemizar. “Quem perde com isso é a sociedade, porque temos tantas coisas boas para se discutir e evoluir, mas as pessoas se dão ao trabalho de buscar mudar a natureza do seres humanos. É uma pena”, concluiu.