Cabo Bebeto repercute reunião que debateu assistência às pessoas diagnosticadas com TEA

por Comunicação/ALE publicado 01/11/2023 18h46, última modificação 01/11/2023 18h46

O deputado Cabo Bebeto (PL) repercutiu, na sessão ordinária desta quarta-feira, 1º, a reunião extraordinária da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, que tratou da situação enfrentada por pais e responsáveis de crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como presidente da Comissão, Cabo Bebeto agradeceu a presença de representantes do Ministério Público e de secretarias e conselhos estaduais. Apesar de criticar a ausência de técnicos da Secretaria Estadual de Educação, o parlamentar destacou positivamente a presença de representantes da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau).

"Fiquei satisfeito com o posicionamento e a iniciativa da Sesau. A Secretaria que mais tenho criticado em meu mandato, hoje me mostrou que tem realizado um bom trabalho, por pessoas que realmente entendem do que estão tratando e voltadas para resolver esse problema, que não é simples", elogiou o deputado, satisfeito com as explicações dadas pelos técnicos da Sesau.

"Quando um município tem dados para informar sobre a quantidade de crianças com Transtorno do Espectro Autista e não os encaminha para o Estado, então a Sesau e o Estado ficam com a questão de gerir sem saber ao certo as informações necessárias", explicou Cabo Bebeto, solicitando a presença da AMA em outra reunião da Comissão, marcada em um prazo de 30 dias, para incentivar os municípios a passarem seus dados. "Queremos também que os municípios tragam seus secretários de Saúde, inclusive o município de Maceió, já que é na capital onde há a maior demanda. E, aparentemente, eles não têm fornecido soluções", concluiu o presidente da Comissão, projetando um planejamento mais adequado em todo o Estado.

Em aparte, os deputados Alexandre Ayres (MDB) e Bruno Toledo (MDB) parabenizaram a realização do encontro com tema importantíssimo para a Comissão dos Direitos Humanos, assim como também elogiaram a coerência de Cabo Bebeto, que mesmo sendo de oposição, parabenizou os trabalhos da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas.