Cannabis medicinal na saúde pública será tema de sessão especial

por Comunicação/ALE publicado 03/08/2023 19h02, última modificação 03/08/2023 19h02

A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira, 4, uma sessão especial para debater o tema “Canabis medicinal e saúde pública no Estado de Alagoas”. Proposta pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT), a sessão terá início às 14 horas, no plenário da Casa. O debate tem como objetivo desmitificar o uso do canabidiol no tratamento de doenças e sua utilização pelo sistema de saúde pública.

“A primeira coisa que precisamos tirar desse debate é que não se trata do uso da maconha enquanto entorpecente, mas do uso da substância canabidiol extraído dessa planta. Sem isso, não podemos fazer uma discussão séria sobre um tema tão importante que é a saúde das pessoas”, pontua. “O canabidiol tem garantido mais qualidade de vida aos usuários dessa substância, sempre com prescrição médica”, completa Ronaldo Medeiros.

Para o parlamentar, existe resistência da indústria farmacêutica em relação à liberação do canabidiol no sistema de saúde no Brasil. “Tenho a impressão que parte da narrativa negativa em relação ao uso medicinal da cannabis vem da indústria farmacêutica, porque essa medicação tem baixo custo e poucos efeitos colaterais, especialmente se usada sob prescrição e acompanhamento médicos”, comenta Ronaldo Medeiros, que é coautor, com o ex-deputado estadual Lobão, da Lei 8.754/2022, que “dispõe sobre o acesso universal ao tratamento de saúde com produtos de cannabis e seus derivados; o fomento à pesquisa sobre o uso medicinal e industrial da cannabis”.