Catálogo resgata história da atuação parlamentar na Casa de Tavares Bastos

por Comunicação/ALE publicado 20/12/2021 15h59, última modificação 20/12/2021 15h59

A Assembleia Legislativa lançou nesta segunda-feira, 20, o Catálogo do Parlamento de Alagoas, obra que lista todos os deputados e deputadas que passaram pela Casa de Tavares Bastos no Período Republicano. São 130 anos de história, 40 legislaturas, 1.138 cadeiras ocupadas por 567 parlamentares estaduais. “Essa documentação histórica se soma a outras publicações já realizadas, como o Memórias Legislativas, que bem retratam significativa representação na sociedade de personalidades que exerceram mandato parlamentar em nosso Estado”, destacou o presidente da Casa, deputado Marcelo Victor.

O organizador da obra, professor Edvaldo Nascimento, ressaltou a importância do Catálogo, cujo intúito é promover o acesso da população à história do Parlamento alagoano. “Este trabalho disponibiliza aos pesquisadores, estudantes, professores, instituições de ensino e pesquisa, um resumo biográfico dos  deputados e deputadas estaduais no período republicano. Preenche uma lacuna, haja vista as escassas informações sobre os parlamentares de Alagoas. Esperamos que seja útil a todos que desejam conhecer, mesmo que de forma resumida, a vida pessoal e política dos seus representantes”, disse Edvaldo Nascimento.

Durante o lançamento, os deputados Inácio Loiola (PDT), Ricardo Nezinho (MDB), Cibele Moura (PSDB), Cabo Bebeto (PTC), Silvio Camelo (PV), Davi Maia (DEM), Gilvan Barros Filho (PSD), Ronaldo Medeiros (MDB) e Antonio Albuquerque (PTB) enalteceram a obra, afirmando que se trata de uma homenagem à memória de todos os que exerceram mandato no Legislativo estadual. Os parlamentares também destacaram o trabalho desenvolvido pela atual Mesa Diretora, comandada pelo deputado Marcelo Victor.