Cerimônia no Tribunal de Justiça faz a diplomação dos parlamentares da 19ª Legislatura

por Comunicação/ALE publicado 17/12/2018 23h15, última modificação 17/12/2018 23h15

Os 27 deputados eleitos no último pleito foram diplomados nesta segunda-feira, 17, em sessão solene do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, realizada na sede do Tribunal de Justiça do Estado. A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral no processo eleitoral e atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega ou a disponibilização do diploma devidamente assinado. Isso habilita os candidatos eleitos a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos.

A cerimonia de diplomação foi comandada pelo presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta e contou com os chefes dos três poderes: do Poder Executivo, Renan Filho (MDB), que também foi diplomado; do Poder Judiciário, desembargador Otávio Leão Praxedes; e do Legislativo, representado pelo vice-presidente, deputado Francisco Tenório (PMN), também diplomado. Além dos deputados estaduais, foram diplomados os nove deputados federais e os dois senadores com seus respectivos suplentes; além do vice-governador, Luciano Barbosa.

Em nome dos deputados eleitos, a deputada Jó Pereira (MDB), a mais votada no último pleito, usou a tribuna, para em nome de todos, agradecer ao povo alagoano e ressaltar a importância do povo alagoano nestas eleições. “Essa decisão a nós conferida deve ser respeitada na prática diária dos mandatos que iremos exercer através do exercício constante do diálogo, do respeito, da ética, da transparência, da tolerância das diferenças, do equilíbrio das ideias, mesmo que elas sejam diferentes, sempre em busca de uma Alagoas mais justa, mais desenvolvida e acima de tudo transformadora”, disse.

Ainda em seu discurso, a deputada disse que todos os eleitos terão a responsabilidade de resgatar o papel importante da participação popular na política. “Devemos todos nos unir para aproximar a sociedade da política, principalmente fortalecendo a participação da população em conselhos e audiências públicas com mais transparência e ampla divulgação das atividades legislativas, daí o importante papel da TV Assembleia”, afirmou.

Jó Pereira ainda destacou a importância de se olhar para as crianças e para as comunidades mais vulneráveis do Estado, combatendo as desigualdades sociais. “Precisamos criar alicerce para que o desenvolvimento econômico alcance a grande maioria das pessoas. Devemos durante o exercício do poder, que nos foi conferido pelo povo, construir cidadania, prestigiando a participação do povo e ampliando o diálogo com as pessoas”, disse a deputada defendendo um maior investimento nas áreas de saúde, educação, segurança pública e na defesa da mulher.

Usaram ainda da palavra, o deputado JHC (PSB), o senador Rodrigo Cunha (PSDB), o governador Renan Filho (MDB) e a procuradora regional eleitoral, Raquel Teixeira. Todos defenderam a união dos eleitos em prol do Estado de Alagoas e da população alagoana.

Foram diplomados como deputada(o) estadual:
Jó Pereira (MDB)
Ricardo Nezinho (MDB)
Olavo Calheiros (MDB)
Marcelo Victor (SD)
Antônio Albuquerque (PTB)
Gilvan Barros Filho (PSD)
Galba Novaes (MDB)

Tereza Nelma (PSDB)

Senadores e suplentes:
Renan Calheiros (MDB)
1º suplente - Rafael Tenório (MDB)
2º suplente - Silvânia Barbosa (PRTB)

Rodrigo Cunha (PSDB)
1º suplente - Eudócia Caldas (PSB)
2º suplente - Henrique Arruda (PROS)

Além deles, foram diplomados o governador Renan Filho (MDB) e seu vice, Luciano Barbosa (MDB).