Faculdade de Medicina da Ufal e o Cesmac são contemplados com a comenda Tavares Bastos

por Comunicação/ALE publicado 05/09/2022 12h40, última modificação 05/09/2022 12h40

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas e o Centro Universitário Cesmac receberam, na manhã desta segunda-feira, 5, a comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos. Uma iniciativa da deputada Fátima Canuto (MDB), aprovada com unanimidade pelos Parlamento, a comenda é a maior honraria concedida pela Casa. "Nada mais justo que reconhecer o trabalho realizado pela Faculdade de Medicina de Alagoas (Ufal), fundada em 1950, e o Centro Universitário Cesmac, ativo desde 1977", afirmou Fátima Canuto

As comendas foram concedidas pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas, notadamente na área educacional. "Estas instituições sempre contribuíram com pesquisa e foram importantes para a sociedade, especialmente durante a pandemia", disse a deputada, lembrando que as homenagens só não aconteceram antes por causa da pandemia da Covid-19.

Representando o Cesmac, o pró-reitor João Sampaio Neto recebeu com satisfação o reconhecimento do Poder Legislativo. "É uma instituição privada criada aqui na capital e que se transformou em realidade graças ao sonho do padre Teófanes de Barros e do então prefeito de Maceió, João Sampaio", recordou, ao falar do avô, prefeito de Maceió entre 1971 e 1975. "O Cesmac é o que é hoje graças a uma série de pessoas que nos permitiram transformar vidas por meio da educação", encerrou João Sampaio, recebendo a comenda das mãos do deputado Silvio Camelo, presente na sessão e formado na instituição.

Representando a Faculdade de Medicina da Ufal, a diretora Ângela Maria Moreira Canuto Mendonça reforçou o histórico da Faculdade, que completou 70 anos durante a pandemia. "Formamos médicos para o Brasil e para o mundo, mas vivemos um momento crítico", disse Ângela Maria sobre a série de cortes e contingenciamentos. "Não pudemos contar com recursos para pagar terceirizados ou mesmo energia e estivemos na iminência de fechar", completou.

A comenda foi entregue ao reitor Josealdo Tonholo. "Estamos saindo de uma pandemia e a Saúde mostrou mais do que nunca sua importância para a sociedade", afirmou o reitor. Ele lembrou ainda que neste período crítico, a Ufal tomou a frente capacitando pessoas e realizando testes de Covid. "Montamos a UTI para pacientes com coronavírus no Hospital Universitário, com a Ufal tomando a frente neste enfrentamento", completou o Tonholo.