Comandante do 59º BIMtz recebe Título de Cidadão Honorário de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 05/12/2022 13h45, última modificação 05/12/2022 13h45

O comandante do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado (59° BIMtz), coronel Rodrigo de Almeida Paim, recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, o título de Cidadão Honorário de Alagoas, em sessão solene na Assembleia Legislativa, por seus serviços prestados ao Estado. A proposição, aprovada com humanidade pelos parlamentares, foi idealizada pelo deputado Inácio Loiola (MDB). "De todos os comandantes que passaram pelo 59° BIMtz, com certeza esse foi o que mais se integrou à sociedade alagoana". afirmou Loiola, que presidiu a sessão.

"O coronel participou de momentos difíceis, coordenando ações na parte alta de Maceió, ou a Operação Carro-Pipa, enfrentando de frente problemas de seca", narrou o deputado, lembrando que Paim e o Exército estiveram ao lado do povo em todos os momentos críticos. "Além de grande militar, é um grande relações públicas. Não só passou por Alagoas: viveu Alagoas. Portanto, a partir deste 5 de dezembro, além de gaúcho, poderá dizer que nasceu também alagoano", encerrou o deputado.

Homenageado
O coronel Rodrigo Paim, que deixará o comando do 59° BIMtz nesta terça-feira, 6, sentiu-se honrado com o título. Agradecido pela iniciativa de Inácio Loiola, Paim disse que Deus é o maior motivo de ter chegado onde chegou. "Minha vida é muito simples em suas origens. Sou de General Câmara, uma cidade de 8 mil habitantes. e tudo o que vivenciei é por causa de um Deus vivo e maravilhoso", iniciou o homenageado em sua fala.

"Em Alagoas, Deus me reservou momentos inesquecíveis. Amanhã encerro meu comando. Agora sou maceioense e alagoano. Enche-me de orgulho ser considerado desta terra, tão querida e com o coração do tamanho do Brasil", afirmou o condecorado, agradecendo também a seus homens. "Não existe comandante homenageado sem o apoio de seus comandados", destacou, chamando-os de verdadeiros herdeiros da terra, tendo em suas veias o sangue dos guerreiros.

Ele encerrou citando o lema de seu batalhão, "Quem não vive para servir, não serve para viver", agradecendo a oportunidade de ter servido em Alagoas, e também o lema do Exército Brasileiro, "braço forte, mão amiga". Finalmente, enalteceu aos profissionais de saúde, por seu trabalho durante a pandemia.

Presentes
Presente à sessão, o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo, lembrou que o Exército Brasileiro tem participado ativamente das ações de simulação de desastres no Estado. "Especialmente com a participação do coronel Paim, que conduziu suas tropas, sempre que acionado, para ajudar a população alagoana nas áreas de risco ou risco vulnerável", afirmou Melo, garantindo que o novo alagoano é merecedor do título, por ser um oficial ativo e proativo, que sempre ajudou a sociedade alagoana. O juiz do trabalho Alonso Filho também fez questão de homenagear o coronel.

Completaram a composição de mesa os deputados Francisco Tenório (PP) e Ângela Garrote (PP), além do coronel Adelmo de Souza Carvalho Filho, que assumirá o comando do 59° BIMtz, o delegado Roberval Davino, o presidente da Associação dos Amigos do Museu da 2° Guerra, Romany Roland Cansanção, e o juiz dr. João Dirceu.