Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de pronunciamentos em plenário

por Comunicação/ALE publicado 18/05/2023 19h07, última modificação 18/05/2023 19h07

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado neste 18 de maio, foi tema de debate durante a sessão ordinária desta quinta-feira. A primeira a abordar o assunto foi a deputada Gabi Gonçalves (PP). De acordo com a parlamentar, esse é um problema que está enraizado na sociedade. “Não podemos mais ficar de mãos atadas. Proteger as nossas crianças e adolescentes é uma pauta que temos tratado aqui, para que eles tenham uma vida segura e livre do abuso e da exploração sexual”, alertou.

A deputada destaca que é preciso conscientizar as crianças e os adolescentes sobre o tema, que é essencial para toda a sociedade. “É por isso que falo para todos os alagoanos: se conhece alguém que esteja sofrendo algo desse tipo é importante realizar uma denúncia”, alertou Gabi Gonçalves, ressaltando ainda a necessidade de, além da denúncia, buscar ajuda dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente, citando como exemplo o Centro Especializado de Assistência Social (Creas), o Conselho Tutelar ou o Disque 100. “Use a sua voz para salvar a vida daqueles que mais precisam”.

Na sequência a deputada Rose Davino (PP) parabenizou a colega de legenda por trazer um tema de tamanha importância. Ela lembrou que tramita na Casa um projeto de lei, de autoria do ex-deputado Davi Davino Filho, que obriga Estado e municípios a contratarem psicólogos e terapeutas ocupacionais para as escolas da rede pública. “Isso é muito importante, porque são esses profissionais que irão detectar um comportamento distinto de uma criança”, observou a parlamentar.

O deputado Alexandre Ayres (MDB) também se posicionou sobre o assunto, destacando a importância da Rede de Atenção às Vitimas de Violência Sexual. “Nós tivemos a satisfação de implementar essa Rede. Antes, a criança vítima de violência sexual precisava se dirigir à delegacia de Polícia, ao IML, ao hospital e ainda passava por diversos constrangimentos. A partir da nossa intervenção passamos todos esses serviços para o Hospital da Mulher”, informou Ayres.

Outro que também se manifestou sobre a data foi o deputado Cabo Bebeto (PL). “Uma violência que tira vidas, destrói famílias e sonhos de crianças. Faço um apelo para que o alagoano fique atento a situações dessa natureza”, alertou Bebeto.